2 Maio 2017      11:20

Está aqui

A FORÇA DA JUVENTUDE

15º ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis

Foi em Viana do Castelo que a FNAJ - Federação Nacional de Associações Juvenis organizou o 15º ENAJ, contando com figuras como o Presidente da República Portuguesa, membros do governo,  presidentes de câmara ou membros da direcção do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entre outros, juntamente com mais de 1000 jovens presentes, organizou um evento de excelência, afirmando a força do movimento associativo juvenil no panorama nacional.

Numa perspectiva mais centrada no Alentejo há 2 aspectos a destacar: os 47 participantes inscritos no evento, significando a maior participação de sempre em encontros nacionais; e a eleição de 3 membros para os corpos sociais da FNAJ (as eleições decorreram durante o ENAJ), sendo também um marco histórico, uma vez que a região nunca tinha tido mais de 2 pessoas nos órgãos nacionais.

 

Dia do Associativismo Jovem

As comemorações aconteceram em várias cidades do país (Castelo Branco, Beja, Faro, Santarém e Viana do Castelo), tendo sido o tema central a exposição e debate sobre o Orçamento Participativo Jovem.

O momento organizado no Alentejo, que teve a presença da direcção Regional do IPDJ; FNAJ; CNJ -Conselho Nacional de Juventude e FRAJAL - Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, permitiu a consciencialização dos dirigentes juvenis dos distritos de Portalegre, Évora e Beja que participaram na sessão.

O Orçamento Participativo Jovem, embora tenha ainda uma dotação relativamente baixa (300 mil euros), representa um passo muito importante na criação de mecanismos para dar voz aos jovens, para os incentivar à participação e para os incluir nos processos de tomada de decisão.

Nota verdadeiramente positiva para a Secretaria de Estado pela implementação desta medida, espero sinceramente que as políticas de juventude se afirmem como um sector crucial para a acção governativa.

 

Semana Europeia da Juventude

Iniciam-se hoje as celebrações da Semana Europeia de da Juventude e duram até 7 de Maio, período em que decorrerão centenas de actividades em toda a Europa.

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção é quem gere o conjunto de actividades a serem implementadas em Portugal, traduzindo-se essencialmente em formações para divulgação do programa Erasmus+, como fazer candidaturas e quais as potencialidades que este pode transmitir aos jovens no seu desenvolvimento pessoal e de competências.

No Alentejo, a FRAJAL e a Associação de Jovens de Reguengos de Monsaraz organizam uma destas formações em parceria com a Agência, tal como, a direcção Regional do IPDJ,que, nos mesmos moldes, irá desenvolver diversas sessões pelo Alentejo.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.