15 Julho 2017      22:35

Está aqui

A FESTA DAS ESTRELAS É NO ALQUEVA

No próximo fim de semana, a 21 e 22 de julho, vai realizar-se a VI Dark Sky® Party Alqueva, junto ao Lago Alqueva, no Ancoradouro e Parque de Merendas do Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz, e vem cheia de novidades.

A abrir, às 21h de 21 de julho, uma palestra dedicada às “Férias no Sistema Solar”, a cargo do Investigador Pedro Machado do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e onde será feita uma viagem pelo Sistema Solar.

Logo após, será Pedro Russo - Professor de Astronomia e Sociedade, da Universidade Leiden, Países Baixos – a dar a conhecer o “Fascínio da Astronomia”. Por fim, o Astrofotógrafo oficial do Dark Sky® Alqueva e ESO Photo Ambassador, Miguel Claro, que quer que se faça um “Passeio Cósmico” para ver as maravilhas de um céu não poluído.

O céu estará sobre constante observação, mas no final das palestras pode fazê-lo com a companhia e conhecimentos dos Guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Guias Dark Sky® Alqueva. Os madrugadores, 6:15h, podem assistir ao nascer do sol, e descontrair numa Aula do Yoga dedicada ao tema Ancestralidade e Cosmologia a cargo da Professora Cláudia Martins do Centro do Yoga - Áshrama Évora Dhyána, mas não conseguir ouvir o despertador pode fazer a mesma aula ao por do sol, pelas 20:15h.

Mais atividades, como a arte da Body Painter Lídia Charrua, observação do Sol em segurança através de telescópio solar na companhia dos Guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Shows "Big Bang de Ciência” pelo Centro de Ciência Viva do Lousal, sessão de MovNat, Yoga do Riso; pode ainda assistir a palestras com o Professor Raul Lima da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ESTSP/IPP) - “A expansão do território e a reconquista… dos Céus Escuros” – e o Professor Adjunto do Departamento de Astrofísica da Universidade da Califórnia e Líder do Grupo Supernova do Observatório Las Cumbres, Andy Howell – falará da “Ciência de O Primeiro Encontro“ ou do astrónomo José Augusto Matos - “Um Planeta à Maneira” – que terminará com uma visita guiada a olho nu.

Os produtos regionais também estarão presentes e haverá uma Prova Cega de Vinhos “Via Vínica na Via Láctea” apresentada pelo perito da Louro Wines, João Passos e não faltará música com os Moksha Sound Journeys.

Evento organizado pelo Dark Sky® Alqueva e Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e que conta com o apoio do Turismo de Portugal e dos seus parceiros, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ESTSP/IPP), Louro Wines, Casa Agrícola Alexandre Relvas, Juntas de Freguesia do Concelho de Reguengos de Monsaraz, Associação Transfronteiriça Terras do Grande Lago Alqueva, Áshrama Évora Dhyána - Centro do Yoga e Membros da Rota Dark Sky® Alqueva.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.