13 Abril 2021      10:45

Está aqui

Exposição de João Cutileiro patente no Museu do Côa

O Museu do Côa vai receber, no próximo dia 18 de abril, a exposição “João Cutileiro: gravuras recentes e outros riscos”, o último projeto do escultor e o primeiro a ser desenvolvido pelo Centro de Arte João Cutileiro, entidade criada para promover a salvaguarda e divulgação do legado artístico deste extraordinário artista.

Segundo o jornal Notícias de Coimbra, a inauguração está marcada para dia 18 de abril, pelas 15h00, e a exposição estará patente até ao dia 26 de abril.

O museu adianta que “a exposição tem como ponto de partida desenhos, esculturas e gravuras algumas das quais nunca antes expostas”, e a curadoria é de Ana Cristina Pais.

Em comunicado, o museu salienta que “trazer ao Côa as suas gravuras sobre pedra foi uma ideia entusiasmante para João Cutileiro, que tinha um particular fascínio pela produção artística do Vale do Côa. Admirava a modernidade, a força e a energia telúrica dos artistas do Côa e a forma como, intencionalmente, riscaram a vida nas pedras”.

Assim, “gravuras sobre pedra, desenhos sobre papel e um conjunto de guerreiros foram selecionados em estreita ligação com o escultor para o espaço”, procurando-se ainda “estabelecer relação com a envolvente e mostrar trabalhos com representatividade no contexto da obra de João Cutileiro, fortemente marcada pela presença feminina”.

Esta exibição é resultado de uma proposta de Bruno Navarro e da Fundação Côa Parque, ainda em 2019, em articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Além disso, será também prestada uma homenagem póstuma ao escultor João Cutileiro, pela Ministra da Cultura, e ao historiador Bruno Navarro, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Fotografia de jn.pt