1 Agosto 2017      13:37

Está aqui

ÉVORA SALTA PARA O MUNDO EM JOGO DE TABULEIRO ASSINADO POR MICHAEL KIESLING

Chama-se "Azul", um nome que advém de Azulejo, vai ser lançado em Outubro na grande feira internacional de jogos de tabuleiro na Alemanha, a Essen Spiel e tem a assinatura de Michael Kiesling, um dos grandes designers de jogos de tabuleiro modernos. 

Em "Azul" os jogadores são chamados a cumprir os desejos do Rei D. Manuel I e decorar as paredes do Palácio Real de Évora com azulejos com os quais o rei ficou maravilhado quando visitou o palácio de Alhambra, em Espanha. O jogo utiliza peças com vários desenhos de azulejo manuelino com as quais os jogadores irão ganhar pontos pela decoração de diversos espaços do palácio e pela beleza dos padrões utilizados. O jogo é a primeira aposta da editora Plan B com a Eggertspiele e inspira-se em Évora.

Num mundo cada vez mais dominado pelo digital e pelos jogos individuais, fomos procurar saber mais dos jogos de tabuleiro e particularmente deste e da legião de fãs que cresce com eles. Ninguém melhor que o dinamizador de um grupo de entusiastas de jogos de tabuleiro em Évora para nos explicar como funciona esta realidade "não virtual". Falamos de Pedro Felício, um professor fundador e principal dinamizador do Grupo de Boardgamers de Évora, que organiza os encontros semanais e quinzenais de jogos de tabuleiro moderno bem como outros eventos de jogos de tabuleiro para outras associações Eborenses.

Para Pedro Felício, Michael Kiesling é um designers de referência dos jogos de tabuleiro moderno, não só por ele sozinho como pela dupla que faz com o seu parceiro de criação Wolfgang Kramer, isto porque é um designer bastante prolífico e vencedor de 2 Spiel des Jahres (prémio de referência dos jogos de tabuleiro moderno). Em termos de motivações e porque é que Kiesling escolheu este tema para o seu novo jogo, Pedro Felício considera um mistério que só o designer poderá esclarecer.

Quando se lhe pergunta como será possível comprar o "Azul" nas redondezas Felício esclarece que a forma mais fácil será a compra online mas que há uma loja em Évora que vende este género de jogo, a B de Brincar. E participar na Essen Spiel parece proibitivo por causa dos custos, o que não impede o grupo que dinamiza de participar em várias convenções de jogos de tabuleiro nacionais.

A nossa curiosidade advém contudo do número de entusiastas dos jogos de tabuleiro, tendo em conta que o jogo digital está democratizado através da massificação de smartphones. Para o Pedro a realidade é outra, bem mais promissora. É que segundo os dados que tem e em termos de jogos lançados, o número tem vindo a aumentar todos os anos e agora são lançados mais de 5000 jogos de tabuleiro a cada ano, com mais de 1000 normalmente lançados só na Essen a cada ano. Por exemplo e só em 2015 as vendas de jogos de tabuleiro modernos ascenderam a 1.2 biliões de dolares nos EUA e Canadá.

A realidade portuguesa também é "entusiasmante"  já que existem grupos de "board gamers" em praticamente todas as cidades, a cada ano também aumenta o número de convenções de jogos de tabuleiro bem como a sua frequência.

E em relação à concorrência com os jogos digitais o fundador dos Boardgamers de Évora distingue os jogos de tabuleiro "como um hobby que requer raciocinio e não apenas coordenação motora e tem uma boa parte social de forma presencial enquanto os jogos digitais são virtuais nesse aspecto".

O Grupo de Boardgamers de Évora tem encontros semanais às terças feiras na sede do Grupo Desportivo Diana a partir das 21 horas, quinzenais aos sábados a partir das 15 horas no Clube de Futebol Eborense no Frei Aleixo e existem eventos mensais na Biblioteca Pública de Évora. Todos os eventos são de entrada gratuita. O grupo não é uma associação, é apenas um grupo de entusiastas do hobby que se juntam de forma a conviver, jogar e difundir através de eventos o gosto por este hobby na cidade de Évora. 

Para se juntarem ao grupo apenas terão de frequentar os encontros e de prefêrencia pedirem entrada no grupo de Facebook: Grupo de Boardgamers de Évora (Jogos de Tabuleiro), para se manterem a par dos vários eventos.

Quanto ao "Azul", vamos esperar por outubro para ver.

Imagem de capa de descobrirevora.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.