28 Março 2016      18:00

Está aqui

ÉVORA DIVIDIDA AO MEIO

A ligação entre o Porto de Sines e a cidade fronteiriça de Badajoz está a deixar a população eborense alarmada. O troço proposto prevê a reativação da antiga linha Évora-Estremoz, que atravessa a cidade e divide vários bairros. O assunto será debatido nos próximos dias.

Para esclarecer a população, sobre os riscos e alternativas, foi convocada uma reunião aberta a toda a população da união de freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, no edifício da mesma, no próximo dia 31 de Março pelas 18h30. Onde estarão presentes o Presidente da Junta de Freguesia e o Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Algumas das preocupações da população recaem não só sobre o elevado trafego previsto para o traçado ferroviário, cerca de 60 comboios de alta velocidade diariamente, como a proximidade da linha às habitações e a tipologia das cargas. Além disso, a reativação desta linha implicaria a divisão de várias zonas urbanas de Évora, e o corte de várias ligações rodoviárias e pedonais.

No passado dia 24 de fevereiro, em Reunião Pública de Câmara, a CM de Évora decidiu manifestar algumas destas preocupações junto do Conselho de Administração de Infraestruturas de Portugal, e solicitar uma audiência ao Ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques, para expor o assunto e procurar uma alternativa.

O lançamento do concurso para obra em Évora será já em abril de 2016. O Tribuna Alentejo continuará a acompanhar o tema.