29 Junho 2018      14:13

Está aqui

Évora: Cromeleque dos Almendres está a ser "maltratado" pelos visitantes

O Cromelegue dos Almendres, em Évora, é o momumento megalítico mais importante da Península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, com 95 monólitos de pedra, mas também pelo seu estado de conservação, o que agora pode estar em risco.

É que recebe diariamente centenas de visitantes, sem controlo ou vigilância, que cometem abusos como subir para cima dos monolítos, ou fazer fogueiras junto àquela estrutura ou até espectáculos musicais, como um feito muito recentemente sem licenciamento, no âmbito do festival "Évora África".

A denúncia é feita pelo arqueólogo António Carlos Silva, que considera que o Cromoleque dos Almendres está em risco, pelo uso inadequado do espaço e pela ausência de qualquer tipo de vigilância, já que permite visitas a qualquer hora do dia e da noite e defende restrições no acesso a este. Acresce ainda o perigo que pode resultar para as próprias pessoas, e que pode resultar de quedas ou mesmo de incêndios, por esta estrutura estar em pleno montado.

Imóvel de Interesse Público desde 1974, é Monumento Nacional desde 2015 e hoje, faz parte do Circuito Megalítico em Évora e no Alentejo.