6 Março 2016      12:32

Está aqui

ÉVORA CRIA ROTEIRO DE “APARIÇÃO”

Em ano de centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, Évora vai criar um roteiro baseado na obra “Aparição” e que vai “recriar” os espaços e locais percorridos pelo sujeito poético nesta conhecida obra literária e até os espaços onde o próprio Vergílio Ferreira passou.

O ilustre escritor português viveu alguns anos em Évora – de 1945 a 1959 - onde lecionou, e serão locais como o atual edifício central do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, onde antigamente funcionava o Liceu Nacional de Évora, a casa onde o escritor viveu, o Alto de S. Bento, o Templo Romano, o Café Arcada ou os largos da Porta de Moura e Luís de Camões, alguns dos pontos de paragem do roteiro que agora se cria.

Este roteiro turístico e pedagógico está em preparação, sendo que deverá iniciar-se ainda este mês. O mesmo será publicitado nas escolas, no Posto de Turismo e unidades hoteleiras, segundo revelou Eduardo Luciano, vereador da Câmara de Évora, à LUSA, a quem acrescentou que este roteiro recupera um anterior folheto lançado pelo município, em 1999.

Além da entrega do Prémio Vergílio Ferreira – é entregue anualmente pela Universidade de Évora e este ano distinguiu o escritor açoriano João de Melo – decorreu um colóquio sobre a obra deste autor além de estar patente na Biblioteca Pública de Évora uma exposição sobre Vergílio e que pode ser visitada até 28 de março. Organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Biblioteca Pública de Évora e UÉ, esta exposição tem patente parte da obra do autor e imagens e depoimentos de algumas personalidades que com ele privaram.

 

Imagem daqui