27 Janeiro 2019      10:52

Está aqui

Eurocidade Elvas, Campo Maior e Badajoz juntos na FITUR 2019

O atual presidente da Eurocidade EUROBEC, o Alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso e e os Vice-Presidentes da EUROBEC, os Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e de Campo Maior, apresentaram a Eurocidade EUROBEC, como destino turístico internacional, esta semana, na Feira Internacional de Turismo de Madrid, a FITUR.

O que os autarcas referidos quiseram mostrar aos milhares de operadores turísticos e visitantes desta conceituada mostra foi que, no território transfronteiriço que os envolve foi sendo construída, ao longo da história, uma cultura que mistura a riqueza de Espanha e Portugal, apresentando uma enorme diversidade de festividades, gastronomia, património e atividades culturais.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha revelou que "a Eurocidade é um destino turístico diversificado, onde podemos fazer turismo urbano e rural, visitar o património e desfrutar da natureza, participar nas festas tradicionais e apreciar a serenidade da paisagem do alto das fortificações. "

No total, as fortificações da Eurocidade EUROBEC têm um perímetro acumulado de 20 km, boa parte – as referentes a Elvas - são mesmo Património Mundial da UNESCO. As etas, juntam-se baluartes, fortins e fortes elvenses, as muralhas e a Alcazaba de Badajoz e as recém-restauradas muralhas e fortificações de Campo Maior.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, "a EUROBEC é um destino inovador que combina tradição e modernidade e apresenta o comércio de café como exemplo de um produto amplamente comercializado na fronteira que atualmente dá o mote, na EUROBEC, a um moderno museu e a diversas atividades turísticas ligadas ao mundo do café. "

Além do património, também a gastronomia é dos atrativos da EUROBEC, tendo nos produtos originários do montado, como o porco ibérico e o presunto, a carne de retinto e a carne alentejana o seu ponto forte, mas também os vinhos e as incríveis sobremesas portuguesas, além de conter nos seus limites as fábricas de um dos melhores cafés da Europa.

A EUROBEC tem também uma oferta hoteleira de mais de 50 alojamentos num total de 3.000 camas em todas as categorias de hotéis, apartamentos, turismo rural e parques de campismo e apresenta ainda uma variada gama de recursos naturais, pois, sendo atravessada pelos rios Guadiana e Caia, é o habitat ideal para muitas espécies de aves, sendo mesmo um território Zona Especial de Proteção de Aves.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.