29 Fevereiro 2016      13:11

Está aqui

ESCOLAS DE PORTALEGRE JUNTAM UMA TONELADA DE RESÍDUOS

Já terminou a primeira fase da 8ª Edição da Geração Depositrão e, contas feitas, as Eco-Escolas do distrito de Portalegre que integram o projeto neste ano letivo recolheram mais de 1 tonelada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e de Pilhas e Acumuladores.

No distrito de Portalegre, a escola que mais resíduos recolheu foi a Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo (Crato) com cerca de 500 quilos, seguida da EB23 Padre Joaquim Maria Fernandes (Sousel) - com mais de 300 quilos -  e da EB23 de Monforte – com cerca de 150 quilos. 

Estes Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e de Pilhas e Acumuladores serão agora encaminhados para a reciclagem.

A escola líder nacional é a EB23 Damião de Odemira que já recolheu cerca de 13 240 quilos; no entanto, é necessário ter em conta o agregado populacional em que cada escola se insere.

Esta competição que faz ganhar o ambiente surge de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), e visa informar e educar as crianças e jovens – e até alcançar a população em geral - acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Para incentivar a uma maior recolha de resíduos, existem prémios para 10 escolas, distribuídas por 2 categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos. As escolas serão ainda reconhecidas pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade.

 

Imagem daqui