20 Dezembro 2016      13:13

Está aqui

ENCONTRO NATALÍCIO EM TERRAS DE MONTEMOR-O-NOVO

Texto: Victor Lamberto  |   Fotografias: J.S. Santos & V. Lamberto

Montemor-o-Novo, Quartel dos Bombeiros, 11 de Dezembro, 9:30 – eis as coordenadas para onde convergiram as viaturas participantes no “Encontro natalício em terras de Montemor-o-Novo”, derradeira etapa da temporada de 2016 dos "Eat-inerários Slow, em R4, pelo Alentejo" que têm (re)descoberto um território transtagano genuíno, autêntico, pleno de recantos, sabores e saberes menos conhecidos e/ou menorizados (e algumas tierras rayanas), numa aproximação diferente, baseada no conceito Slow (parceria com o Slow Food Alentejo).

Esta jornada natalícia pretendeu proporcionar a (re)descoberta de um pouco do território e património das terras de Montemor-o-Novo a uma familiar caravana descontraída e convivial conduzida por uma R4 do segundo comandante do montemorense corpo de bombeiros (Luís Reis Paixão): iniciada com uma cordial recepção oficial no Salão Nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (com entrega de recordações aos convivas), comportou incursão pela longa e histórica N2, passagem por Santiago do Escoural, visitas (com geologia, arqueologia, história e “estórias” à mistura) à singular Anta-capela de S. Brissos (ou de N. Sra. do Livramento), ao arruinado Convento dos Monges (ou de N. Sra. do Castelo das Covas de Monfurado) e a uma imponente “caleira” das Caeiras, animado e sápido repasto em tradicional espaço em torno de umas lebres (e algo mais), subida ao Castelo de Montemor-o-Novo (com visita ao seu Centro Interpretativo), passagem pela N. Sra. da Visitação e visita (com respectivas provas comentadas) a dois produtores locais, um de mel e outro de vinho, tendo o epílogo ocorrido num mui animado petisco de fim de tarde (com derby Benfica vs. Sporting, síntese 2016 e possível calendário 2017) no “bar dos bombeiros”, e que terminou já a noite ia avançada...

Espera-se que este encontro natalício, que encerrou mais um ano de "Eat-inerários Slow, em R4, pelo Alentejo", celebrando igualmente o Terra Madre Day (que comemora, um pouco por todo o mundo, o movimento Slow Food), possa ter contribuído, com os seus aprazíveis momentos de (re)descoberta, degustação e convívio, para que Montemor-o-Novo passe a ser, cada vez mais, uma terra de paragem... obrigatória!

O Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal agradece a todos os que tornaram possível esta aventuR4, com destaque para os convivas presentes e para os anfitriões que nos acolheram e apoiaram: Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (Carlos Bucha, Luís Torres, João Coelho, Luís Reis Paixão), Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (Posto de Turismo), Jesuína Zorro, Paulo Pirata, José Trindade Soares (Almançor Vinhos), Luís Paixão, José Projecto, Danilo Prates, DAC - Publicidade… E suspeita-se que a caR4vana regressará no próximo ano a estas terras, pois muito mais ficou por (re)descobrir e saborear... sempre num contexto Slow...

Terminada a temporada de 2016 dos "Eat-inerários Slow, em R4, pelo Alentejo", deseja-se um Feliz Nat4L e um deslumbR4nte 2017!

Victor Lamberto é coordenador do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal e leader do Slow Food Alentejo