26 Junho 2016      11:49

Está aqui

ENCHENTE DE 4LS NO LAGO ALQUEVA

O ponto de encontro era em Reguengos de Monsaraz (Évora) e foi lá que as cerca de 20 viaturas se reuniram para participar na “AventuR4 à descoberta do Grande Lago”. Após a receção feita pelo vice-presidente da autarquia, Manuel Janeiro, e os discursos e as fotografias da praxe as míticas viaturas partiram à aventura.

Eram mais de quarenta as pessoas inscritas nesta etapa da temporada de 2016 dos “Eat-inerários Slow” pelo Alentejo, numa parceria com o Slow Food Alentejo” e que passou pela Adega Cooperativa de Granja e Amareleja, Canteiro da Luz, Aldeia da Luz, Mourão, Santo António do Baldio, Centro Náutico de Monsaraz e Monsaraz, com visitas ao Cromeleque do Xerez e à Rocha dos Namorados.  Regressados ao ponto de partida, era hora de uma degustação e visita guiada ao Sharish Gin para fechar um dia pleno.

A R4, mais conhecida como 4L, surgiu para fazer frente ao 2CV e acabou por tornar-se no carro francês mais vendido de sempre com 8 milhões de unidades.

A R4 foi o resultado das exigências do presidente da Renault que queria um veículo simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.

O resultado foi de tal modo conseguido que é comum ouvirem-se pessoas falar da R4 como o “jipe dos pobres” dada a sua resistência, robustez e a sua tração dianteira. E quem não se lembra das suas mudanças? Ou das janelas que abrem para o lado?

Em 1997, em Rennes, na França, foi criado o 4L Trophy, uma corrida humanitária onde só participam estudantes com R4 e cujo objetivo é cruzar o deserto marroquino distribuindo material escolar às crianças mais necessitadas. Cada equipa entrega, no mínimo 50 kg de material escolar.

As R4 ainda “andam por aí” e estão para durar, até porque a Renault lançou - à imagem do que foi feito por outras marcas como a Volkswagen com o “carocha” e a Mini Cooper com o “mini”- a R4 séc. XXI, prevendo-se até uma versão elétrica, a Renault 4Lectric, desenhada por Charlie Nghiem.

 

Imagem daqui