3 Abril 2016      09:29

Está aqui

EMBRAER GERA CONSENSO NACIONAL

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, visitou as instalações fabris da aeronáutica EMBRAER, em Évora, e revelou que existe “consenso nacional” em torno do projeto da Embraer, em Évora.

“É um daqueles casos que eu costumo apontar como muito feliz, porque não dependeu de partidos nem deste ou daquele governo”, afirmou em declarações à Rádio Diana de Évora.

Azeredo Lopes – acompanhado dos deputados de PS e PSD pelo círculo de Évora - disse que o projeto “representou um consenso nacional muito importante” e que “a Embraer é um caso muito interessante de investimento, capacitação, desenvolvimento, tecnologia e modernidade.”

Revelou ainda que o Estado Português mantém interesse na compra de aviões KC-390 da Embraer para Força Aérea; a intenção é que estes venham a substituir os atuais e bem conhecidos “Hercules” C-130, que apesar de algumas modernizações terão apenas um tempo útil de vida de, no máximo, 10 anos.

Venha a concretizar-se ou não a compra – algo que o ministro revelou como inevitável, mais tarde ou mais cedo - Portugal está envolvido no projeto de construção do KC-390, através do Centro de Excelência para a Inovação e Indústria – no seu desenvolvimento e testes - e das unidades da Embraer no país: a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A (antigas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), em Alverca, e as fábricas de Évora - na construção de componentes. 

À imagem do C-130, o KC-390 é um avião que poderá ser usado para o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca, resgate e salvamento, além de combate a incêndios florestais.

 

(atualizado)

Imagem daqui