7 Abril 2021      10:43

Está aqui

EDP vai instalar nova central solar flutuante no Alqueva

A EDP anunciou que planeia instalar uma nova central solar flutuante na albufeira do Alqueva, no Alentejo, com perto de 12 mil painéis.

De acordo com a empresa de energia, “a EDP é uma das pioneiras a nível mundial no solar flutuante, tendo desenvolvido um projeto-piloto na Europa na albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre, numa localização escolhida para testar a produção de energia nas condições mais adversas. Dados os bons resultados do projeto no norte do país, a EDP planeia a instalação de uma nova central solar flutuante na albufeira do Alqueva, no Alentejo, com perto de 12 mil painéis”.

Este investimento tem como objetivo “garantir a produção de energia renovável, aliando a solar à hidroelétrica, e reaproveitar infraestruturas existentes (como a ligação à rede de distribuição), sempre em linha com os padrões ambientais e de sustentabilidade”, refere ainda a empresa.

Além disso, a EDP anunciou que é a única empresa portuguesa no grupo de trabalho internacional que definiu o primeiro guia global de boas práticas para criação e desenvolvimento de projetos solares fotovoltaicos flutuantes. Este guia foi publicado esta semana, com recomendações sobre as melhores práticas a seguir em todas as fases de um projeto, “desde a localização e design de uma central solar, até questões técnicas como segurança elétrica, ancoragem e amarração das plataformas flutuantes ou monitorização da qualidade da água e condições ambientais”.

A EDP explica ainda que, de uma perspetiva global, esta tecnologia está a ganhar dimensão: em 2015, a capacidade de energia solar flutuante era de apenas 10 MW mas, no final de 2020, já somava 2 GW e, até 2025, a estimativa é de que estes projetos possam atingir uma capacidade total de 10 GW.

Esta tecnologia produz energia a partir de painéis solares instalados em estruturas flutuantes, como albufeiras ou lagos, e está em desenvolvimento em vários países e com forte potencial para a produção de energia limpa, principalmente em zonas onde há escassez de terrenos disponíveis para instalar centrais solares.

 

Fotografia de edp.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.