6 Abril 2021      17:41

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Conquistas Neuropsicomotoras e a Qualidade de Vida das Crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças atingem grandes conquistas neuropsicomotoras como, o controlo da cabeça para apreciarem o que existe à sua volta, o controlo das mãos que lhes permite pegar em objetos, a locomoção que possibilita a sua mobilidade pelo espaço envolvente, a posição bípede, o caminhar, o subir escadas onde, pouco a pouco, vão alternando os pés, o correr ou o saltar. Esta última fase, também é conhecida como a fase de voo, onde as crianças perdem o contacto com o solo e, através da qual, reforçam a sua autoconfiança. À medida que se processa o crescimento, as crianças vão aprendendo a dominar o seu próprio corpo, assim como a relação entre o seu corpo e o entorno que as rodeia.

O Alentejo é uma região do país onde existe maior qualidade de vida e onde o desenvolvimento da motricidade grossa (movimentos motores dos grandes grupos musculares como, por exemplo, correr ou saltar) e da motricidade fina (movimentos motores que implicam pequenos grupos musculares, por exemplo, desenhar ou cortar folhas) podem ser, grandemente, favorecidas. Esta é uma região que privilegia o contato com a Natureza e favorece as relações de proximidade, pilares importantes à qualidade de vida.  De acordo com os dados do PORDATA (2021), no Alentejo os nados-vivos de mães residentes em Portugal, em 2019, foram 3657. Quando os bebés apresentam qualidade de vida, verifica-se uma correlação com o seu desenvolvimento neuropsicomotor, ou seja, melhor qualidade de vida, melhor desenvolvimento neuropsicomotor (Melo, 2020). Aumentar a qualidade de vida e bem-estar destas, e de outras crianças, é fomentar-lhe boas relações de proximidade com os seus familiares, cuidadores, educadores, professores ou com todo o seu meio envolvente, aumentado a cada dia, o valor da e para a própria vida.

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Lídia Serra é Doutora Internacional em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca. Docente nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia no Instituto Piaget de Almada e na Universidad Internacional de la Rioja, Espanha. Membro Integrado do Centro de Investigação CLISSIS da Universidade Lusíada de Lisboa.

 

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