1 Julho 2017      09:13

Está aqui

COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES PROPOSTO PARA PATRIMÓNIO NACIONAL

A Direção-Geral do Património Cultural deu parecer positivo - em Diário da República - a que se declare como sítio de interesse nacional/monumento nacional o Complexo Arqueológico dos Perdigões, no Monte dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz.

O complexo arqueológico – datado de entre 3 500 a 2 000 a.C - foi descoberto somente em 1996, quando se tentava fazer uma lavra profunda para plantar novas vinhas, na Herdade dos Perdigões.

Esta descoberta permitiu perceber as atividades e hábitos das pessoas que, há cerca de 5.000 anos, habitavam a região; sabendo-se agora os utensílios usados, o como se organizavam, ou como lidavam com a morte, como construíam as suas casas ou como lidavam com o desconhecido.

O complexo – de 16 ha de área total - é constituído por fossos concêntricos escavados na rocha que culminam num centro geométrico, tendo revelado uma necrópole e um recinto cerimonial megalítico e tendo-se transformado em local de grande interesse da comunidade científica internacional e numa referência para a investigação da pré-história europeia.

Alguns dos vestígios podem ser visitados na torre do Esporão onde estão expostas mais de 200 peças de alto valor arqueológico.

Mas mais, uma vez por ano, a Herdade do Esporão abre as suas portas para visitar o complexo arqueológico a fundo: “a “Semana Aberta”. Este ano, de 3 a 8 de agosto, e que contempla visitas guiadas ao complexo e Torre, workshops e ateliers, palestras e até um jantar megalítico. 

 

Imagem de perdigoes2011.blogspot.pt