9 Janeiro 2018      10:07

Está aqui

CASTRO VERDE: SOMINCOR COM NOVO ADMINISTRADOR

A Lundin Mining Corporation, proprietária da SOMINCOR que explora a mina de Neves-Corvo, em Castro Verde, nomeou ontem um novo Administrador-Delegado, após a demissão de Michael James Welch da presidência do Conselho de Administração da empresa, a 3 de janeiro e num contexto de sucessivas greves que estão a dificultar a produção da mina.

O novo administrador é Kenneth Norris, canadiano e residente em Sevilha há cerca de 18 anos. Segundo a empresa Kenneth Norris conta com mais de 31 anos de experiência na indústria mineira, tendo assumido diversos projetos no setor ou a Administração de operações em países como Espanha, Canadá, Chile, Nicarágua, México, Argélia e Gana.

Licenciado em Engenharia de Processos Minerais pela Universidade da Colúmbia Britânica, completou um MBA na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, e colabora, desde julho de 2017, com a Lundin Mining Corporation enquanto Diretor de Desenvolvimento Operacional e Melhoria Continua.

A mina de Neves-Corvo está concessionada à SOMINCOR - Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A. que é, desde novembro de 2006, subsidiária da Lundin Mining Corporation.

A SOMINCOR - Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A., foi constituída em 24 de julho de 1980, após ter sido descoberto, em 1977, um depósito de sulfuretos contendo quantidades significativas de metais básicos, predominantemente cobre, estanho e zinco. Neves-Corvo é uma mina subterrânea onde existem cinco jazigos de sulfuretos maciços: Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador.

Atualmente, a empresa produz concentrado de cobre, zinco e chumbo. O minério é processado no local e os rejeitados são depositados no reservatório do Cerro de Lobo a cerca de 3 km da Lavaria. Os concentrados são expedidos para os clientes por via ferroviária (cobre e zinco) e via rodoviária (chumbo).

A Mina está localizada no Baixo Alentejo, na margem sul da Faixa Piritosa Ibérica.

Imagem de capa de lectura.press