13 Março 2021      13:21

Está aqui

Castelo de Vide prepara inauguração da Casa de Salgueiro Maia

Será no próximo 1 de julho que Castelo de Vide irá inaugurar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

Esta é mais uma homenagem da terra que viu nascer um dos mais conhecidos Capitães de Abril, no dia que celebra o seu nascimento.

Salgueiro Maia foi um dos capitães do Exército Português que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o seu papel foi fundamental para o terminar da ditadura em Portugal. Nasceu em Castelo de Vide a 1 de julho de 1944.

Em testamento, o capitão alentejano deixou duas vontades expressas: ser sepultado na vila que o viu nascer e deixar o seu espólio ao município para que fosse exposto em museu e surge assim esta casa-museu, num investimento superior a 3 milhões de euros, financiados por fundos comunitários e que surge de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o município.

Entre os itens a expor, poderão ser visto o uniforme usado no 25 de Abril de 74 e o megafone usado para apelar à rendição de Marcelo Caetano, além de divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes ao militar ou cartazes, fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate.

Salgueiro Maia faleceu a 3 de abril de 1992, com 47 anos de idade.