9 Maio 2017      08:12

Está aqui

CAPOULAS SANTOS CELEBRA DIA DO AGRICULTOR EM ELVAS

Dia 16 de Maio assinala-se o Dia do Agricultor e a Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, que este ano comemora o seu 75.º aniversário, tem preparado um dia de debate sobre o futuro da agricultura e que conta para o efeito com a participação do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. A iniciativa arranca às 10h00 com um debate sobre a Rede Nacional de Experimentação e Investigação Agrária e Animal, estando ainda previstas visitas a campos de ensaio.

A Estação Nacional de Melhoramento de Plantas é uma instituição de investigação agrária com mais de sete décadas de trabalho reconhecido em todo o mundo agrícola e científico. Motivada pelo setor da Olivicultura é também instalada no final dos anos 50 do século passado em Elvas a Estação de Olivicultura, que em terrenos adquiridos pela Junta Nacional do Azeite, foi sedeada na Herdade do Reguengo.

As duas Estações mantiveram uma evolução paralela até à criação do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA), altura em que se procedeu à sua fusão formando o Centro de Investigação e Desenvolvimento Agrário de Elvas, estrutura de efémera duração. Em 1979 a Estação de Melhoramento de Plantas assumiu o carácter de Estação Nacional (ENMP) tendo-se mantido como um dos serviços operativos do INIA. A Estação de Olivicultura evoluiu para Departamento de Olivicultura da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade em 1981 e em 2000 a Departamento da ENMP. Com a criação do INRB, I.P. a ENMP foi extinta, prosseguindo as suas actividades no âmbito da Unidade de Investigação de Recursos Genéticos, Ecofisiologia e Melhoramento de Plantas.

Imagem de capa da gazetarural.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.