6 Março 2021      11:58

Está aqui

Cante, camponeses, resistência, rio... Serpa cria espaços culturais pelo concelho

A Câmara de Serpa desenvolveu uma estratégia que aposta na expansão da rede museológica do concelho através da criação de novos espaços culturais por todas as freguesias do concelho.

Em Brinches vai nascer a “Casa do Rio”, dedicada ao Guadiana e ao seu património natural e histórico, sendo também um meio de promoção de novas atratividades turísticas, dos produtos locais e da sua vertente gastronómica.

Nesta Casa do Rio será recuperado o edifício histórico da Sociedade 1.º de Junho Brinchense e, numa primeira fase, será realizada a requalificação e adaptação do edifício criando um espaço para exposições e uma cozinha,. A segunda fase está direcionada  para o conteúdo museográfico.

O projeto de expansão da rede museológica foi alvo de uma candidatura apresentada ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e em breve surgirão a Casa das Artes, em Vila Verde de Ficalho; a Taberna dos Camponeses, em Pias; a Casa da Resistência, em Vale de Vargo, e o Casão do Cante, em Vila Nova de São Bento.

Integram também a expansão da rede museológica a Casa da Memória, em Pias, e o Lagar de Azeite, em Vila Nova de São Bento.