12 Novembro 2016      16:23

Está aqui

CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO VERGÍLIO FERREIRA 2017

Até 15 de dezembro estão as candidaturas ao Prémio Vergílio Ferreira 2017, um galardão atribuído pela Universidade de Évora a uma obra literária de narrativa e/ou ensaio da autoria de escritores de língua portuguesa.

O prémio anual que leva o nome do escritor e ex-docente da Universidade alentejana, Vergílio Ferreira, foi instituído em 1997 e distingue o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa, relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

As propostas de candidatura devem ser oriundas de universidades em que se desenvolvam estudos de Literaturas e/ou Culturas Lusófonas ou de instituições culturais relevantes nesses âmbitos e devidamente fundamentada com uma apresentação do autor e respetiva obra literária.

O prémio é de quatro mil euros e a entrega deste decorrerá a 01 de março, dia que assinala a morte do seu patrono.

Este ano o júri será composto pelos professores António Sáez Delgado (presidente) e Elisa Nunes Esteves, da Universidade de Évora, Mário Avelar, da Universidade Aberta, Pedro Ferré, da Universidade do Algarve, e Gustavo Rubim, da Universidade Nova de Lisboa.

A edição 2016 foi vencida pelo escritor açoreano João de Melo e escritores como Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Agustina Bessa-Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil, Hélia Correia e Ofélia Paiva Monteiro e Lídia Jorge já foram também galardoados.

 

Imagem de premiumtours.pt