15 Dezembro 2020      13:16

Está aqui

Câmara Municipal de Mértola reabre portas após casos positivos de covid-19

O edifício dos Paços do Concelho do município de Mértola, encerrado desde dia 2 de dezembro face à existência de quatro casos de covid-19 entre os trabalhadores, reabriu esta segunda-feira para o atendimento ao público, avança o Jornal de Notícias.

Na altura, aquando da descoberta da infeção e dos contactos com outros colaboradores, como medida de precaução, a autarquia decidiu “encerrar os serviços a que os trabalhadores estavam afetos”, revelou o vice-presidente Mário Tomé.

Após a realização de testes aos colaboradores e à população, em concertação com a Autoridade de Saúde Pública, e da desinfeção do espaço pelos bombeiros locais, o executivo da Câmara Municipal de Mértola “considera que estão reunidas as condições para reabrir o edifício”, justificou Mário Tomé.

O autarca afirmou ainda que “os casos ativos têm vindo a baixar e o pico da pandemia já terá sido ultrapassado”. Além disso, “os testes feitos nos últimos dias permitem acarar o futuro com tranquilidade”.

Mário Tomé destacou também o papel preponderante que os Bombeiros Voluntários de Mértola têm tido “na recuperação da confiança entre a população. Quando tudo foge quando há um caso positivo de covid-19, os bombeiros têm estado na primeira linha”, rematou o responsável.

Por seu lado, Jorge Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM), sublinhou o “espírito de abnegação de todo o efetivo em prol da população do concelho”. “Estamos cá para fazer bem sem olhar a quem”, acrescentou. Para além da desinfeção de diversos espaços, o corpo de bombeiros tem um plano com autarquia “para ocorrer aos mais vulneráveis que estão nas IPPS”.

Além do edifício dos Paços do Concelho, os BVM já procederam à desinfeção da Escola Primária de Santana de Cambas, do Lar e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia e do Infantário com Pré-Primária da Câmara Municipal de Mértola.

Adicionalmente, os núcleos museológicos do Museu de Mértola foram encerrados até 1 de janeiro do próximo ano. Já a Biblioteca Municipal tem os serviços presenciais encerrados por tempo indeterminado, podendo a população fazer os pedidos por contacto telefónico ou por correio eletrónico.

Recorde-se que Mértola está, desde a passada quarta-feira, abrangido pelas medidas impostas à classificação de risco elevado face à pandemia de covid-19, com restrições na circulação, a proibição de consumo de álcool na via pública e novos horários para o comércio local, restaurantes e cafés.

 

Fotografia de pt.trekearth.com