3 Fevereiro 2021      12:35

Está aqui

Bombeiros de Moura vacinados com doses de doentes que não apareceram

Vinte e oito operacionais dos Bombeiros Voluntários da corporação de Moura, em Beja, foram vacinados no passado dia 23 de janeiro contra a covid-19, com as doses destinadas aos doentes de risco, que não compareceram no Centro de Saúde para as receber.

De acordo com o Jornal de Notícias, de maneira a evitar que as vacinas fossem administradas a pessoas que não estivessem na linha da frente no combate à doença, a Direção do Centro de Saúde local contactou o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) sobre a possibilidade de serem vacinados os membros do Corpo Ativo dos voluntários mourenses.

O SMPCM concordou e, depois de contactado, o comandante da corporação fez o encaminhamento dos operacionais para o Centro de Saúde.

Diogo Saraiva, coordenador do SMPCM, revelou ao JN que “ao perceberem que as vacinas iam sobrar, o Centro de Saúde questionou os serviços sobre a possibilidade de serem ministradas aos bombeiros, o que mereceu toda a nossa concordância”, acrescentando que a “decisão foi, é, e sempre será, em benefício de quem está na linha da frente no combate à covid-19”.

Carlos Encarnação, comandante dos Bombeiros Voluntários de Moura, mostrou-se satisfeito com a decisão, louvando “o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela corporação no combate à pandemia”.

O responsável acrescentou que, juntando estes 28 aos que vão ser vacinados por determinação da Autoridade Nacional de Proteção civil, “cerca de 97% do Corpo Ativo de bombeiros ficará assim vacinado, o que nos deixa mais descansados”.

 

Fotografia de planicie.pt