11 Janeiro 2021      14:18

Está aqui

Biblioteca Pública de Évora já reabriu ao público após obras de requalificação

A Biblioteca Pública de Évora, que esteve encerrada durante um ano devido a obras de requalificação no valor de meio milhão de euros, já reabriu ao público.

Em declarações à Rádio Elvas, Zélia Parreira, diretora da Biblioteca Pública de Évora, afirmou que esta biblioteca bicentenária não sofria obras há 80 anos e foi necessário intervir no interior do edifício para preservar o espaço existente.

“Esta é uma obra de preservação, ou seja, foi totalmente substituída a cobertura, foi renovada a rede elétrica, a rede informática, a canalização, e para isso foi necessário esvaziar toda a biblioteca. Aproveitámos este tempo para proceder à limpeza de estantes”, explica a responsável.

Ainda segundo Zélia Parreira, a Biblioteca Pública de Évora está constantemente a receber livros novos por via da lei de depósito legal, ou seja, “esta é uma das bibliotecas públicas em Portugal que recebe um exemplar de todos os livros que são editados no país”.

Neste momento “não recebemos essas novidades, porque sabíamos que íamos entrar em obras e tínhamos que esvaziar todo o edifício eles deixaram de chegar, mas estiveram retidos na Biblioteca Nacional de Portugal à espera de irem para o seu destino final”, conclui.

A mais antiga biblioteca portuguesa, que assinala em março 216 anos de existência, reabriu ao público na passada segunda-feira, 4 de janeiro. Durante o período de encerramento, numa primeira fase os livros podiam ser requisitados pela Internet e levantados no Museu de Évora, enquanto que numa segunda fase, passaram a ser levantados nas Juntas de Freguesia da cidade.

 

Fotografia de radiocampanario.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.