17 Agosto 2017      12:04

Está aqui

BENCATEL PRECISA DA ÁGUA NORMALIZADA, JÁ!

Como noticiado pelo Tribuna Alentejo, Bencatel encontra-se sem o abastecimento de água normalizada desde o dia 4 de Agosto, Sexta-Feira. Dia em que começavam as principais festas desta Freguesia rural em honra à sua Padroeira, Santa Ana. Dias que se esperavam muito agitados com a recepção de Familiares e Amigos que voltavam às suas origens. No que se esperava ser um fim-de-semana de alegria e comunhão, foi o inicio de um grande drama que se tem estendido até ao momento. A falta de água além de ter dificultado em grande parte o trabalho dos comerciantes e donos de estabelecimentos que abriam os seus espaços com o fim de servir um maior número de Pessoas no fim-de-semana das tradicionais Festas, dificultou inúmeras Famílias que se viram interditas de um dos mais elementares direitos básicos: A ÁGUA.                                                          

Facto este que foi revoltando a População à medida que os dias iam passando sem que vissem um pingo de água na torneira. A contestação foi subindo de tom, quando os responsáveis políticos da Junta de Freguesia de Bencatel e da Câmara Municipal de Vila Viçosa, simplesmente evitaram dar qualquer tipo de explicação sobre o sucedido e a forma como estavam (ou não) a intervir para fazer face à falta de água.

No dia 9 de Agosto, depois de seis dias consecutivos em que a População não era informada do que se estava a passar, o Presidente da Câmara Municipal vem justificar a ausência de água devido à seca existente, sem contudo apresentar uma alternativa temporária à mesma População. Só passado dez dias, dia 14 de Agosto, o Executivo CDU pediu apoio aos Bombeiros de Vila Viçosa para que fosse possível atenuar o problema da falta de água em Bencatel e os mesmos prontamente intervieram e têm sido, mesmo que temporariamente, a única esperança e alternativa que a População tem.

Contudo, 13 dias depois e em pleno século XXI ainda não existe uma solução duradoura para que a População tenha de volta a água normalizada. Aliás solução existe, foi apresentada há 6 dias uma solução de emergência pelo PSD/CDS que passava por abastecer a água à Freguesia de Bencatel através do furo de algumas pedreiras que se encontram num raio de 2000 metros e que poderão bombear cada uma 30 a 40 m³/h. E porque não foi já esta solução posta em prática? Não sei, mas calculo que por ter sido uma solução exequível apresentada pela Oposição Política. O Executivo CDU simplesmente fechou-se em copas e assim se tem mantido até ao momento.

Pergunto eu:

O bem estar das Pessoas, do Ser Humano, não está acima de qualquer politiquice?

A própria essência da Política não é servir os seus Cidadãos, independentemente das cores políticas?

Porque este Executivo CDU não acionou de imediato o pedido de ajuda temporário, como outro Concelho vizinho fez, pedindo apoio aos Bombeiros de forma célere?

Não é em alturas de crises como esta que se devem pôr de parte as cores políticas e trabalharmos todos para, em conjunto, se chegar a uma solução que resolva os problemas das Pessoas?

Será que este Executivo CDU não conhece a teoria do Caos? Que o seu silêncio poderia ter provocado uma maior revolta por parte da População, tendo em conta o desespero da situação?

Qual a justificação para a ausência não só de soluções, mas no mínimo de INFORMAÇÕES para que a População tenha conhecimento do que se tem passado durante tantos dias?

Não é difícil liderar quando tudo está bem. Um líder é testado, sim, exactamente em situações menos fáceis e menos confortáveis. Em situações que a população necessita de respostas e de terem os seus problemas resolvidos, o mais rapidamente possível.

Se tem faltado a água ao longo de 13 dias em Bencatel e não se conhece nenhuma solução mais duradoura por parte da Freguesia de Bencatel nem do Município de Vila Viçosa que parecem querer fugir do assunto, nem quero imaginar se algo acontecesse no Concelho numa situação de catástrofe natural.

Neste momento Vila Viçosa, não tem liderança Política! Neste momento estamos reféns de uma liderança oca, vazia, desorganizada e desumana.

POR FAVOR, COLOQUEM DE PARTE AS POLITIQUICES E PERMITAM QUE TODA A POPULAÇÃO DE BENCATEL VOLTE A TER A SITUAÇÃO DA ÁGUA NORMALIZADA!

Imagem de capa de Susana Gasalho

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.