1 Maio 2016      15:24

Está aqui

BEJA REFORÇA SERVIÇOS DE PEDIATRIA

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, tem um novo aparelho de fototerapia de alta resolução, avaliado em 3868,85 euros, oferecido pela Associação Mãos Unidas P. Damião, de Lisboa. Até então, só existia um equipamento do género, utilizado no tratamento de bebés com icterícia, estando os restantes "avariados" e sem reparação.

A mesma associação já tinha atribuído um donativo de mil euros ao hospital, altura em que reparou nas lacunas existentes no serviço. Por isso, segundo declarações do diretor-executivo da associação, Francisco Penha, “através de um extra esforço financeiro”, a associação decidiu “proceder de forma a entregar este aparelho de fototerapia" ao hospital.

Genericamente, a fototerapia é um dos tratamentos mais utilizados no tratamento da psoríase. Podendo ainda ser utilizada noutras doenças da pele como o vitiligo, a micose fungóide, alopécia areata e o eczema. Estre tratamento consiste na exposição controlada a baixas doses de radiação ultravioleta B ou a uma combinação de psoralenos orais e radiação ultravioleta A (habitualmente denominado por PUVA). Sendo também a modalidade terapêutica mais utilizada mundialmente para o tratamento da icterícia neonatal.

Imagem daqui.