15 Janeiro 2021      09:58

Está aqui

Beja recebe apoio de 12 mil euros para o seu Gabinete Técnico Florestal

Pelo segundo ano consecutivo, foi aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Beja ao Fundo Florestal Permanente para apoio ao funcionamento do Gabinete Técnico Florestal (GTF), no valor de cerca de 12 mil e 800 euros.

De acordo com a Rádio Pax, a autarquia explica que este financiamento “insere-se no eixo de intervenção “Defesa da Floresta contra Incêndios e Agentes Abióticos” do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”.

Além disso, a câmara adianta que a Lei que “estabelece a transferência de atribuições para os municípios em matéria de constituição e funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais determina que são transferidas, anualmente, para os municípios as dotações inscritas do Fundo”.

Assim, estas dotações são transferidas “mediante o cumprimento de alguns requisitos, nomeadamente, que os GTF se mantenham operacionais, que o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e o Plano Operacional Municipal estejam aprovados e ambos em vigor”.

Estes requisitos são cumpridos pelo município de Beja, além da execução de ações de gestão de combustível e do seu registo numa plataforma do ICNF, entre outras ações desenvolvidas no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O Gabinete Florestal de Beja terá como principais atividades “o acompanhamento das políticas de fomento florestal; a colaboração e acompanhamento das ações das entidades competentes (ICNF, ANEPC, Juntas Freguesia) e o apoio técnico e acompanhamento das ações de limpeza de caminhos rurais, no âmbito da execução dos planos municipais de defesa da floresta”.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.