25 Janeiro 2017      12:00

Está aqui

BEJA COM PROJECTO DE COMPANHIA A IDOSOS NA SOLIDÃO

O projecto "Ao Encontro de um Amigo" pretende procurar os idosos que vivem sozinhos em casa e que gozam de pouco ou nenhum apoio familiar. Através de visitas regulares aos idosos que vivam na solidão, a ideia é criar relações de proximidade, que melhorem a vida destas pessoas. O "Ao Encontro de um Amigo" foi apresentado por João Paulo Ramôa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Beja, que esclareceu que este será assegurado por equipas profissionais de voluntários.

Um estudo da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, de Liliana Teixeira, demonstrou a existência de correlações positivas entre a depressão e a solidão, e negativas entre a qualidade de vida e as duas anteriores. Comprovou-se ainda que algumas variáveis sócio-demográficas, como o meio de residência e a satisfação com a relação com os amigos, influenciam a percepção da solidão, da depressão e da qualidade de vida. O mesmo estudo indica que solidão emocional é a forma mais dolorosa de isolamento.

Com o avançar da idade a "maioria das pessoas idosas reduzem a sua participação na comunidade, o que pode originar sentimentos de solidão e desvalorização, com efeitos ao nível da integração social e familiar, e ao nível da saúde física e psíquica".

É esta realidade que a Santa Casa da Misericórdia de Beja quer alterar.

Para os interessados em integrar esta ideia, o contacto com a instituição pode ser feito aqui.

Imagem de capa da wordcatpress.wordpress.com