7 Outubro 2016      15:07

Está aqui

BEJA: 5 EMPREENDEDORES PARA INSPIRAR

São cinco empreendedores alentejanos, com cinco projectos inovadores e vão partilhar a sua experiência no II Encontro para Empreendedores, a 8 de Outubro, na RuralBeja, em Beja.

A iniciativa parte da Associação Alentejo de Excelência que pretende promover a partilha de experiências e de histórias de sucesso, inspirando mais pessoas para a ação, mas também falar sobre os desafios e as dificuldades que se colocam a quem empreende.

Os convidados para prestar testemunho são Fábio Jesuíno, CEO da 3WX, Digital Creative Agency, uma agência de marketing digital que recentemente apresentou uma plataforma de marketing relacionado com produtos agroalimentares; João Machado, sócio-gerente Lusitan Box, uma caixa de subscrição on-line que pode ser recebida em casa a cada 3 meses, com produtos tradicionais Portugueses e Alentejanos; Joaquim Chamorro, um dos empreendedores da Cerveja Magana, uma microcervejeira que fabrica em Moura cerveja artesanal e que está a integrar o seu produto no ramo das cervejas artesanais portuguesas; e Luis Mestre, um empreendedor que lançou em 2011 uma plataforma MeteoAlentejo.com, em Serpa, com o objetivo de divulgar o estado do tempo nesta cidade Alentejana e que mais tarde conseguiu estender esta ideia a mais concelhos do Alentejo.

A moderação deste Encontro ficará a cargo de Márcio Guerra, Animador Sociocultural e Empreendedor Social.

Segundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Associação Alentejo de Excelência, “esta iniciativa pretende, por um lado, dar palco a um conjunto de jovens empreendedores alentejanos que estão a desenvolver projetos fantásticos no Baixo Alentejo, e que podem fazer a diferença nas suas áreas temáticas, e por outro lado, contribuir para colocar em rede uma nova geração de empreendedores que muito terá a ganhar com a partilha de experiências e colaboração profissional. Queremos ainda que estes exemplos sejam inspiradores para outros jovens, contribuindo para a transformação de uma realidade social que, na Alentejo de Excelência, não nos resignamos a aceitar. O Alentejo é também sinónimo de sucesso, de empreendedorismo e criatividade, e é essa a mensagem que temos de fazer passar!”

 

Sobre os Empreendedores:

Fábio Jesuino - 3WX Digital Creative Agency

Fábio Jesuíno formado em marketing, fotografia, programação e empreendedorismo, criou a sua primeira empresa aos dezoito (18) anos e passados seis (6) meses estava financeiramente falido. Nunca desistiu do seu sonho e desde essa altura já se passaram treze (13) anos. É fundador e presidente da 3WX, com negócios em Portugal, Espanha, Angola e Brasil.

João Machado – Lusitan Box

João Machado e Marion Trotté, são fundadores da empresa Lusitan Box. João Machado natural de Beja, licenciado em Artes Plásticas e Multimédia pelo IPBeja e Marion Trotté natural de Le Mans (França) mestre em Imagem e Som pela Universidade de Brest. Ambos residentes em Beja, desenvolveram a Lusitan Box, uma caixa temática de subscrição online, de saída trimestral, com 5 a 7 produtos selecionados incluindo artesanato, produtos alimentares, receitas, cartas de vinhos e ofertas turísticas da região Alentejo.

Luis Mestre – MeteoAlentejo

Luís Mestre tem apenas 24 anos e é natural de Serpa. Com o 12ºano em Ciências e Tecnologias, e sendo um Observador Meteorológico Voluntário, certificado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, iniciou o projeto MeteoAlentejo em Janeiro de 2011 em Serpa. Inicialmente o projeto tinha apenas o objetivo de divulgar o estado do tempo nesta cidade Alentejana. Mais tarde em 2014, o projeto alcançou um novo impulso permitindo instalar na cidade de Serpa um equipamento de qualidade superior e estender esta ideia a mais concelhos do Alentejo. Neste momento está criada uma rede de 7 estações que abrange 5 concelhos do Alto ao Baixo Alentejo, rede esta que é a única do género em Portugal.

Joaquim Chamorro – A Magana, Cervejeira Artesanal, Lda

Joaquim Chamorro, natural de Beja, nasceu em 1979 e vive em Moura. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é um dos empreendedores da cerveja artesanal A Magana. Constituiu uma microcervejeira em Moura, dedicando-se à fabricação de cerveja artesanal e à integração do seu produto no ramo das cervejas artesanais portuguesas. 

Sobre o Moderador

Márcio Filipe Guerra Pires é licenciado em Animação Sociocultural pelo Instituto Politécnico de Beja, natural de Lisboa reside na freguesia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja desde 1996.  Com raízes no concelho de Mértola e de Moura, escolheu Beja para viver, estudar, trabalhar e afins.  Empreendedor, desde os 18 anos que se dedicou ao movimento associativo estudantil e de base local neste concelho.   

 

Sobre a Alentejo de Excelência:

A Associação Alentejo de Excelência é uma iniciativa da sociedade civil que teve início em 2006 e foi formalizada, através da constituição de uma Associação Sem Fins Lucrativos, em 2008. 

Composta por conjunto de cidadãos inconformados com o desenvolvimento social e económico da sua região, a Alentejo de Excelência desenvolve iniciativas que estimulem a participação cívica, o compromisso com a região, a procura da inovação e transformação positiva da realidade.

Já promoveu mais de 20 Conferências Temáticas, vários Encontros de Empreendedores, Jantares Solidários e Campanhas de Angariação de Fundos e outros projetos Sociais.

É promotora da iniciativa Start & Go Alentejo - Concurso de Ideias para combater o despovoamento.

Preside à Direção da Alentejo de Excelência Henrique Sim-Sim, um dos sócios fundadores, com relevante percurso no associativismo, em iniciativas da economia social e de desenvolvimento regional.

Na capa, Henrique Sim-Sim, Presidente da Alentejo de Excelência.

 

MAIS INFORMAÇÃO

Contactos: info@alentejodeexcelencia.com

Mais informação em www.alentejodeexcelencia.com

Redes Sociais: https://www.facebook.com/Alentejo.de.Excelencia/

 

Henrique Sim-Sim – Presidente da Direção

TM: 96 152 13 72

henrique.simsim@alentejodeexcelencia.com

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.