5 Abril 2017      11:05

Está aqui

BATALHA DOS ATOLEIROS RECRIADA EM FRONTEIRA

Há 633 anos, 6 de abril de 1384, entre Fronteira e Sousel, no sitio pantanoso de Atoleiros, deu-se uma batalha que viria a ser conhecida com o nome do local: a Batalha dos Atoleiros.

O Condestável Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar de esta ser em maior número, utilizando, pela primeira vez, a tática do quadrado e que viria a repetir em Aljubarrota, cerca de um ano depois, e que permitiu vencer ambas as batalhas contra as tropas castelhanas.

A 6 de abril a Câmara Municipal de Fronteira assinala os 633 anos da Batalha dos Atoleiros com uma visita ao Padrão da Batalha e as habituais cerimónias militares, na avenida Heróis dos Atoleiros.

Na sexta-feira prosseguem as comemorações com o início de uma Feira Medieval – termina no domingo – e onde as encenações teatrais, os espetáculos de dança, as artes de rua com malabares de fogo e as provas de tiro com arco são forte atrativo, aos quais se junta o artesanato e a gastronomia.

A recriação da Batalha dos Atoleiros, no domingo, pelas 15 horas, e na qual participarão cerca de 400 figurantes, é também um forte atrativo.

 

 

Imagem de tribop.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.