31 Agosto 2017      12:01

Está aqui

BAMBUS EXPORTADOS PARA TODO O MUNDO A PARTIR DO ALENTEJO

Trata-se do maior viveiro de bambus da Europa e está no Alentejo, mais precisamente na Herdade das Fontes em Odemira. A Bambuparque, uma empresa criada pelo engenheiro agrónomo francês Yves Crouzet, que se instalou no Alentejo há 27 anos, ocupa 60 hectares de uma herdade com 100 hectares e nela crescem mais de 200 espécies daquela planta utilizada na decoração, construção, alimentação de Pandas e com fins medicinais. Os seus principais clientes são hortos, a indústria farmacêutica e jardins zoológicos europeus.

Com um volume de negócios de mais de 1 milhão de euros, só para as casas da especialidade a Bambuparque vende cerca de 350 mil vasos por ano, sendo que 85% a 90% são exportados.

Algumas espécies atingem ali mais de 20 metros de altura e uma das mais particulares, o bambu gigante, segundo Crouzet, cresce cerca de 1 metro por dia.

Antes de se instalar no Alentejo Yves Crouzet vivia no Sul de França, no La Bambuseraie, um jardim de1855 com uma importante coleção de bambus que a sua mulher herdou do avô. Crouzet transformou esse jardim num dos mais visitados de França, com cerca de 350 mil entradas anuais.

Em entrevista ao Magazine Notícias, Yves Crouzet, conta que veio parar ao Alentejo a conselho de um amigo e depois de ter perdido muitos bambus após um inverno rigoroso em França. "Estava à procura de um sítio com melhores condições para engordar a coleção de espécies tropicais" explica e da experiência resultou que os bambus cresciam melhor e muito mais rapidamente na Herdade das Fontes, que tem uma mini-hídrica artificial e diversas sebes de bambus altos a servir de corta­ vento.

Segundo Crouzet, os pandas são os clientes mais exigentes da Bambuparque já que não gostam das espécies com folhas rijas e de extremos pontiagudos e os ramos de bambu que saem de Odemira para o jardim zoológico de Madrid têm de ser transportados em camiões refrigerados para manter a frescura da folhagem. 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.