21 Abril 2016      17:11

Está aqui

ANTÓNIO ZAMBUJO COMEMORA ABRIL EM ALCÁCER DO SAL

António Zambujo, um dos maiores talentos atuais da música portuguesa, dá um concerto na noite de 24 de Abril em Alcácer do Sal, no âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos.

O concerto musical arranca às 22h00 no Largo Luís de Camões e estende-se até à meia-noite, hora do espectáculo de fogo de artifício. A entrada é livre. 

António Zambujo nasceu em Beja, Alentejo, a 19 de Setembro de 1975. Por inerência familiar e geográfica, cresceu a ouvir a gravitas do cante alentejano. Sabe-se, também, que, ainda pequeno, se deslumbrou com as grandes vozes fadistas, Amália Rodrigues à cabeça, mas trazendo à ilharga Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro ou Max. Dispôs de uma feliz infância musical – começou a estudar clarinete com apenas oito anos – e de uma adolescência activa neste campo – cantando em família ou ganhando um concurso destinado a jovens fadistas, quando tinha 16 anos –, até que aportou a Lisboa, numa decisão de risco que ajudou a moldar-lhe o futuro. 

Em dois passos, fez-se amadurecer: no primeiro, pela mão do guitarrista e compositor Mário Pacheco, conheceu em regime diário (ou nocturno, se preferirem) os bastidores e os segredos do universo fadista, juntando-se ao elenco do Clube do Fado. No segundo, desbastou as inseguranças e os truques do palco, como um dos escolhidos por Filipe La Féria para o musical Amália, em cena durante quatro anos; António era nem mais nem menos do que Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália.

Hoje é o que se sabe. Um dos nossos favoritos.

Imagem de capa - Coliseu dos Recreios - Foto de Rita Carmo, 2012.