15 Janeiro 2021      16:40

Está aqui

Alto Alentejo recordista na recolha de resíduos de equipamentos elétricos e pilhas

O distrito de Portalegre foi responsável pela recolha de mais de 13 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e pilhas (REEE), destacando-se a ação da Escola Secundária de Ponte de Sor. Falamos do Geração Depositrão, o maior programa de sensibilização ambiental do país que visa (in)formar as crianças e jovens – e, através destes, a população em geral - acerca da importância do adequado encaminhamento de REEE e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

A Escola Secundária de Ponte de Sor somou mais de 4 toneladas de resíduos, contribuindo fortemente para a representatividade da região a nível nacional. No top 3 encontramos, também, o Centro Educativo Alice Nabeiro e a EBI da Ammaia – Portagem, ambas com mais de 3,5 toneladas.

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, esta campanha é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, e o Programa Eco-Escolas (ABAE) com o objetivo de estimular a entrega de destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem. No ano letivo 2019/2020,  as escolas e entidades portuguesas que participaram nesta edição da Geração Depositrão recolheram cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de RP&A, fechando o programa com a recolha de cerca de 400 toneladas, considerando um total de 427 pontos de recolha em todo o país, o que se traduz no peso médio de recolha equivalente a mais de 900 k.  Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de Ensino.

Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal, adianta que “Estes resultados superaram totalmente as nossas expectativas pois estiveram muito próximos de anos que atingimos recordes de recolhas. Fica patente que a pandemia, apesar de trazer constrangimentos a toda a cadeia de valor e processos numa iniciativa deste âmbito, em nada travou o trabalho exaustivo e a missão ambiental encetada por todos os envolvidos. As escolas são, de facto, agentes participativos e dinamizadores de comportamentos sustentáveis, já enraizados em muitas regiões de Portugal. Grande número de escolas já participa neste desafio há vários anos, mantendo e reforçando hábitos e comportamentos. As escolas EB23 Damião de Odemira e EB de Saboia são excelentes exemplos do funcionamento efetivo desta campanha! Parabéns!”

A 13ª edição da Geração Depositrão já está em marcha, com recolhas a decorrer e em breve arrancam também as atividades criativas que este ano vão contar com quizz no final de cada período (dezembro, abril e junho), cujo prémio será uma entrada dupla no Oceanário de Lisboa. Ao longo do ano, os alunos vão ser também desafiados a construir um Traga Pilhas, a desenhar cartazes sobre a eficiência energética dos equipamentos e a criar um hino ou, no caso dos alunos do ensino secundário, profissional ou superior, um vídeo, que reforce a importância da entrega seletiva de pilhas. Os vencedores de cada uma destas categorias vão receber cheques Decathlon no valor de 100€.

 

Imagem de capa de Paulete Matos.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.