23 Novembro 2020      08:41

Está aqui

Aljustrel vê candidatura para mercado de produtos locais aprovada

A Câmara Municipal de Aljustrel viu a sua candidatura para o “Mercado de Produtos Locais” aprovada pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), através da medida LEADER, avança o Correio Alentejo.

De acordo com o município, esta candidatura, cofinanciada em cerca de 14 mil euros pelo LEADER, pretende “promover o contacto direto entre os produtores e os consumidores, contribuindo para o aproveitamento e escoamento dos produtos excedentes provenientes da agricultura familiar, e também a fomentação das artes mais tradicionais e artesanais”.

Assim, esta iniciativa permitirá “dinamizar os setores dos pequenos produtores e de artesãos de todas as freguesias do concelho de Aljustrel e incentivar ao consumo, cada vez mais, daquilo que é local”.

Em paralelo, o projeto “contribuirá ainda para a diminuição do desperdício alimentar, apelando ao consumo de produtos da época, nomeadamente frescos e de qualidade”, garante o município, acrescentando que “a intenção é ainda contribuir para o estreitar de laços e para o reforço da confiança entre produtores/artesãos e consumidores”.

Esta candidatura contempla a realização de “mercados em todas as freguesias do concelho de Aljustrel que pretendem envolver ainda as populações, dinamizando o território e servindo de atrativo, de modo a que seja possível trazer mais visitantes e potenciais clientes”.

A câmara adianta também que, desta forma, poder-se-á “escoar os produtos mais facilmente e vender diretamente os bens aos consumidores finais, sendo benéfico para todos os envolvidos”. A autarquia considera ainda que, numa altura “particularmente difícil” devido à covid-19, “este projeto poderá ajudar à revitalização da economia no concelho, mas também estimular o desenvolvimento e satisfazer a procura e dar mais oportunidades de oferta”.