29 Outubro 2016      23:44

Está aqui

ALENTEJO NA TOPO DA PRÉ-ESCOLARIZAÇÃO

Os dados – relativos ao ano letivo de 2014/15 - são da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e mostram que a pré-escolarização no Alentejo apresenta uma taxa de 95,4%.  

No ensino artístico especializado, o Alentejo é terceiro no número de alunos ao abrigo desta especificidade, e a região é quarta no número de adultos inscritos em cursos de Educação e Formação e no número de alunos inscritos no Ensino Secundário.

Mas nem tudo são dados positivos sobre o estado da Educação no Alentejo, os dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência mostram ainda que o Alentejo é segundo e terceiro no ranking de retenções e desistências escolares, no ensino básico e no ensino secundário, respetivamente.

De modo geral, em Portugal, o número de alunos segue a tendência de diminuição, e no mesmo sentido têm seguido as taxas de retenção e desistência – eram de 11,5% em 2003/2004 e, à data do estudo, eram de 7,8%.

No computo geral, é o Algarve a região do país com a mais alta taxa de chumbos e desistências – lidera quer no ensino básico, quer no secundário.

No Ensino Básico, o Alentejo apresenta uma taxa de retenção e desistência de 9,4%, sendo que, no Ensino Secundário, é terceiro – atrás de Algarve e Área Metropolitana de Lisboa – com 16,6%.

Na passagem do Ensino Básico para o Ensino Secundário, no 9º ano, as regiões alentejanas são segundas e terceiras na lista de retenções e desistências, atrás de Trás-os-Montes, com o Alentejo Litoral a apresentar uma percentagem de 13,8% e o Alto Alentejo 13,1%.

 

Imagem de prb10rj.org.br