18 Fevereiro 2017      09:36

Está aqui

ALENTEJO: PORTUGAL O´MEETING PROVOCA IMPACTO ECONÓMICO

A melhor prova de inverno da orientação Mundial vai decorrer de 25 a 28 de fevereiro, no Alentejo, e está a mexer com toda a economia regional.

Os concelhos de Crato, Alter do Chão e Portalegre vão receber o Portugal O’Meeting – uma prova de orientação pontuável para o ranking da Federação Internacional de Orientação – e que se funde com o Norte Alentejo O’Meeting. Nisa, Castelo de Vide e Marvão vão também receber os estágios da prova:

Serão quatro dias de competição ao mais alto nível –- e no qual são esperados perto de 2300 atletas de 36 nacionalidades: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Suíça, Suécia, Taiwan, Ucrânia, entre outros.

O evento merece destaque mundial e estarão no Alentejo nomes estrela da Orientação Mundial como o das suecas, Helena Jansson e Annika Billstam – a grande vencedora do POM 2016 -, a suíça Simone Niggli vencedora da prova por cinco vezes, a Russa Svetlana Mironova, a britânica Catherine Taylor, a Canadiana Emily Kemp, a Ucraniana Nadiya Volynska, a Finlandesa Marika Teini ou a bielorussa Anastasia Denisova. Na participação masculina, os destques vão para os noruegueses Olav Lundanes e Magne Dæhli, os suecos Gustav Bergman e Albin Ridefelt, os franceses Thierry Gueorgiou – vencedor do POM por cinco vezes, a última no ano passado - Frédéric Tranchand e Lucas Basset ou ainda para o ucraniano Oleksandr Kratov.

O reflexo da importância da prova faz-se já sentir na hotelaria da região que apresenta já taxas de ocupação de quase 100%; Fernando Costa, um dos responsáveis da organização, refere que “O Portugal O’ Meeting vai provocar um enorme incremento na economia regional”, e que, além da hotelaria, a prova tem grande impacto em “toda a economia local, da restauração ao pequeno comércio”.

A organização está a cargo do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e da Federação Portuguesa de Orientação e do programa fazem parte duas etapas de Distância Média, nos dias 25 e 27, duas etapas de Distância Longa, nos dias 26 e 28, um Sprint noturno, igualmente no dia 25, e ainda uma etapa de Orientação de Precisão, na tarde do dia 26.

As quatro etapas de floresta são pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017. A etapa do dia 27 de fevereiro – a antiga “Norte Alentejano O' Meeeting” - é pontuável para o ranking da Federação Internacional de Orientação.

O desenho dos mapas é da responsabilidade de Tiago Aires e Raquel Costa, especialistas da modalidade e atletas campeões de Trail Running.

 

Fotografia de Joaquim Margarido