19 Fevereiro 2021      19:04

Está aqui

Alentejo envia 73 candidaturas ao Apoio à Produção Nacional

O Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) no Alentejo Central e no Baixo Alentejo recebeu um total de 73 candidaturas, com um investimento global previsto de 9,1 milhões de euros, divulgaram hoje, sexta-feira, as comunidades intermunicipais.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que abrange todos os concelhos do distrito de Évora, indicou terem sido apresentadas ao programa “41 candidaturas” oriundas da sua área.

Estas candidaturas representam “quase 5,5 milhões de euros de investimento elegível proposto”, correspondendo a “um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de aproximadamente 2,3 milhões de euros”.

Já na área da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que integra 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja, foram submetidas 32 candidaturas, cujo “investimento global proposto ascende a cerca de 3,6 milhões de euros, com um apoio financeiro aproximado de 1,6 milhões de euros”.

Além disso, a CIMBAL realçou que o número de postos de trabalho a serem mantidos nos 32 projetos de expansão e modernização da produção candidatados pelas empresas ascende a 158.

Recorde-se que o prazo de apresentação de candidaturas ao aviso do PAPN, gerido pelas comunidades intermunicipais, terminou na segunda-feira, e a decisão sobre o financiamento dos projetos deverá ser conhecida dentro de cerca de três meses.

Este programa visa o apoio direto ao investimento para estimular a produção nacional de base local, com enfoque no setor industrial e no setor do turismo, sendo beneficiárias as micro e pequenas empresas.

De acordo com a CIMAC, os projetos a apoiar, com investimentos mínimos de 20 mil euros e máximos de 235 mil euros, serão de expansão e modernização da produção por parte das micro e pequenas empresas.

A candidaturas aprovadas irão contar com o cofinanciamento comunitário FEDER, não reembolsável, numa taxa que varia entre os 40 e os 55%.

 

Fotografia de startesposende.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.