1 Agosto 2017      15:41

Está aqui

27 SÉCULOS DE HISTÓRIA NUMA CRIPTA ARQUEOLÓGICA EM ALCÁCER

Há 27 séculos de história que se cruzam num único lugar, a cripta arqueológca do Castelo de Alcácer do Sal, na Costa Alentejana.

De acordo com os dados registados e fornecidos pelo município de Alcácer do Sal, entre janeiro e julho de 2017 a Cripta teve um aumento de 24% de visitantes em comparação com período homólogo, passando de 3.860 pessoas a 4.792. Os mesmos dados indicam também o crescimento do número de estrangeiros a conhecer o espaço museológico subterrâneo. É que nos primeiros sete meses de 2016, a Cripta teve 749 visitantes estrangeiros e, em 2017, este valor cresceu para 924. Espanha e Inglaterra continuam a ter os turistas mais representativos, mas os franceses, alemães e brasileiros também passam agora mais frequentemente pela Cripta.

O maior aumento corresponde às visitas de âmbito escolar, que registaram um incremento exponencial, na ordem dos 209%: de 197 escolas entre janeiro e julho de 2016, passou-se para 609 na mesma janela temporal do corrente ano.

A descoberta da cripta deu-se em meados dos anos 90, com o projeto de recuperação das ruínas e a sua conversão para o turismo. As escavações então levadas a cabo pelo arqueólogo e vereador da autarquia, João Carlos Faria e pelo arqueólogo Dr. António Cavaleiro Paixão revelaram vestígios da Idade do Ferro que remontam ao século VII a.C., bem como estruturas do período romano e da ocupação islâmica, abrangendo uma área considerável.

Vinte e sete séculos de história cruzam-se na Cripta Arqueológica, inaugurada em 2008. O subterrâneo, escavado no subsolo do Castelo e do antigo Convento de Aracoelli, que hoje acolhe a pousada D. Afonso II, oferece uma leitura diferenciada das épocas que ali se sobrepõem, das mais antigas (no século V a.C) às mais modernas (século XVII). No mês de agosto, a Cripta pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h e das 15h às 18h30, processando-se a última entrada meia hora antes do encerramento.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.