24 Abril 2017      17:30

Está aqui

1000 CAVALOS E MAIS DE 3000 ROMEIROS ESPERADOS EM VIANA DO ALENTEJO

A bonita vila de Viana do Alentejo espera a 29 de abril um "mar de gente" que participa na Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo, uma tradicional vinda ao Alentejo recuperada há duas décadas e que nasceu da fé dos lavradores da Moita, que vinham ao Santuário da Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo, pedir protecção e boas colheitas

Por caminhos de terra batida, o percurso que tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, a 26 de abril e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita no dia 28, onde haverá um programa musical/cultural nessa noite.

Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural para dia 29, a partir das 15h30, que inclui Gigabombos do Imaginário, Batucando e os Grupos Campos do Alentejo, Rastolhice e Raízes do Alentejo.

À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco o Grupo “Solo por ti” e a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo. Às 22h30, é a vez dos Sangre Ibérico, seguido de baile e Dj’s.

No dia 30, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá cante alentejano com os Grupos Etnográfico “Camponeses de Pias”, Feminino e Velha Guarda de Viana do Alentejo, a atuação do grupo “De Moda em Moda”, Grupo de Cantares Populares Seara Nova e animação musical com “Os Vocalistas”. Às 22h00, um dos momentos mais aguardados desta Romaria a Cavalo, o espetáculo da fadista Raquel Tavares, seguido de baile e Dj.

A Romaria a Cavalo é promovida pelas Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e tem como patrocinadores a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, a Hidrauviana, a Vangflor e o Diário do Sul, contando ainda com o apoio da Diocese de Setúbal, Arquidiocese de Évora, Junta de Freguesia de Alcáçovas e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.