25 Junho 2015      19:32

Está aqui

VAI FALAR EM PÚBLICO? SAIBA O QUE FAZER

Vai falar em público e não sabe o que fazer? Pois hoje explicamos 10 coisas que deve fazer antes de falar em público.

George Jessel disse que “o cérebro humano começa a trabalhar no momento em que se nasce e para no momento em que se tem que falar para um grande público”, para evitar este “bloqueio” é preciso perceber o seguinte: 15 minutos antes de falar em público não é tempo suficiente para mudar o seu discurso.

Como explicou Darlene Price, no artigo que enunciamos anteriormente, passos essenciais como analisar a audiência e adequar o discurso em função dela, criar uma apresentação com slides bem estruturados e ensaiar devem ser feitas antes deste 15 minutos. Agora, só deverá faltar apresentar.

Seja para muitas ou poucas pessoas, Darlene Price aconselha a aproveitar o tempo antes da apresentação para preparar o seu corpo e a sua mente para um bom desempenho.

Aqui ficam 10 dicas para otimizar o seu desempenho antes de uma apresentação:

1. Vá á casa de banho – o mais óbvio primeiro, mesmo que pense que não é necessário vá; não há necessidade de correr esse risco e essa vontade é uma resposta normal à ansiedade.

2. Observe o auditório e teste os aparelhos de audiovisual – como orador, deve conhecer o seu entorno e os aparelhos que vai utilizar. Chegue mais cedo e ambiente-se à sala; a segurança que ganha mostra à audiência que está preparado.

3. Conheça e cumprimente o público antes de iniciar –

Apertar a mão e falar com o máximo de pessoas possível. Transmitirá que é afável e sociável; se conseguir, aprenda uns quantos nomes, assuntos e/ou histórias e incorpore-as em algum ponto do seu discurso. Isto e as conversas anteriores farão dissipar o nervosismo de falar em público e permitir uma apresentação mais natural.

4. Respire fundo várias vezes – Ajuda a relaxar porque maximiza a quantidade de oxigénio que chega ao cérebro, interrompendo, ainda que momentaneamente, o efeito da adrenalina. No instantes antes da apresentação faça-o deliberadamente e com profundidade.

5. Pratique os instantes iniciais na sua mente – Price aconselha a que ensaie várias vezes o que quer que vá dizer no início da apresentação. Saber com detalhe o que vai dizer, dar-lhe-á confiança e permitirá olhar nos olhos a sua audiência e não para um slide ou para os apontamentos, criando uma forte primeira impressão.

6. Foque-se em pensamentos e imagens positivas – A sua mente controlará inconscientemente o seu corpo e essas ideias positivas terão um reflexo visível: o stress baixa e a sensação de comodidade aumenta só com o facto de pensar positivo.

7. Sorria – mantenha uma expressão positive e agradável no seu rosto antes de falar. “Sorrir relaxa o corpo. Psicologicamente, emite endorfinas no cérebro e isso acalmam os nervos, cria conforto, e promove o bem- estar” segundo Price. Além disso, emite confiança e entusiasmo para o público.

8. Beba chá quente ou água à temperatura ambiente e com limão se possível – ajudará com a boca seca e limpará a garganta; evite comida e bebidas frias além de laticínios e bebidas com gás. Assegure-se que tem água perto de local onde discursará.

9. Exercite-se ligeiramente – faça alguns alongamentos, em privado, ande de um lado para o outro, agache-se e levante-se várias vezes; libertará energia e oxigenará o cérebro.

10. Assuma a postura nos 5 minutos antes de falar – se for o único orador ou o anfitrião, já a terá assumido de qualquer dos modos, no entanto, se for um de vários oradores, e se estiver a aproximar a sua vez, levante-se e assuma a posição em que fará o seu discurso. Estar sentado provocará moleza, passividade e desejo de inatividade. "Levando-se, a energia dará ao seu corpo a oportunidade de fazer “o aquecimento” e de se colocar em posição de iniciar, antes de realmente o fazer.” - de acordo com a opinião de Price.

 

A maioria dos oradores, sejam novatos ou experientes, admitem rapidamente que o nervosismo antes de uma apresentação ou discurso é normal. Pode criar algum desconforto, mas é natural e necessário. Price explica que muitos profissionais não querem perder aquela sensação na barriga, preferem utilizar esse nervosismo como alavanca para a para potenciar a apresentação. Dá-lhes a energia e motivação para um grande desempenho.

Use todos os momentos para se preparar física e mentalmente para uma apresentação dinâmica; não desperdice os minutos antes da apresentação, são preciosos.

 

Este trabalho teve o apoio da agência:

 

Imagem daqui