7 Junho 2015      11:30

Está aqui

TRÊS ALENTEJANOS DE QUE O PAÍS PRECISA

Demos há uns dias com um artigo do “Jornal I”, em que se fazia uma seleção de portugueses emigrantes que deviam regressar ao país num avião com 50 lugares.

Nesta lista, EUA e Inglaterra seriam os países de onde viriam mais portugueses.

Quanto às áreas profissionais, a variedade é grande: das finanças à arquitetura, da música ao desporto e com uma nota especial para a investigação científica. Em todas estas áreas há portugueses a dar cartas no estrangeiro e entre nomes como António Damásio, José Mourinho, Rui Costa, João Sousa e Maria João Pires há três alentejanos: Rita Guerreiro, João Magueijo e Vítor Hugo Gazimba.

 

Rita Guerreiro, natural de Estremoz (Évora), tem 24 anos e emigrante desde 2006. Investigadora de profissão, saiu para fazer o Doutoramento em Washington, nos Estados Unidos, mas seria em Londres que se viria a fixar como aluna e posteriormente como investigadora no University College of London, onde chefia – com o marido também português - o departamento de Neurociência Molecular.

Venceu o Prémio Europeu do Jovem Investigador pela descoberta de uma mutação rara do gene TREM2, relacionado com algumas formas de demência e com Alzheimer - foi considerado um dos passos mais assinaláveis dos últimos 20 anos para a compreensão dos mecanismos da doença.

 

João Magueijo, físico eborense e emigrante desde 1989.

Obteve a sua licenciatura em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Há 25 anos que está em Inglaterra, em Cambridge.

Leciona Física Teórica no Imperial College de Londres.

Tem publicado diversos trabalhos em colaboração com reconhecidos cosmólogos e já foi alvo de destaque mundial com os seus estudos.  

 

 

Vítor Hugo Gazimba, é natural de Vila Viçosa (Évora) e é treinador de futebol. Tem 27 anos, e deixou Portugal em 2004.

Não será tão conhecido como outros treinadores portugueses no estrangeiro, mas a sua idade e o trabalho realizado elevam as expectativas quanto ao seu futuro. Vive em Drammen, na Noruega onde treina os sub-21 do Stromsgodset - foi quarto classificado da principal divisão do futebol do país em 2014.

Treinou Martin Odegaard, um prodígio em destaque no futebol mundial, jogador do Real Madrid, e que se estreou com 16 anos na seleção principal da Noruega.