8 Janeiro 2017      11:51

Está aqui

SOARES FOI, É E SERÁ SEMPRE FIXE

Já não será notícia que Mário Soares faleceu, mas Soares sê-lo-há sempre pela herança democrática que nos deixou.

O ex-Presidente da República tinha 92 anos e desde o início de dezembro que se encontrava internado.

Mário Soares foi fundador e primeiro líder do PS e logo no pós-25 de abril – durante o governo Provisório -  foi ministro dos Negócios Estrangeiros. Antes, nos tempos do Estado Novo, Soares foi um resistente da ditadura e esteve preso diversas vezes.

Em 1976, tornou-se Primeiro-ministro e foi ele que, em 1977, pediu a adesão de Portugal à CEE, a Comunidade Económica Europeia (CEE), feito que se viria a conseguir oito anos mais tarde, em 1985. Em 1986, tornou-se Presidente da República, cargo que ocupou durante dois mandatos.

Soares protagonizou, com Álvaro Cunhal, um dos melhores debates da Democracia portuguesa e acabou por conduzir Portugal para o desenvolvimento e uma abertura à Europa e ao mundo que até então não existia.
 
Portugal foi e é melhor com e por Soares, que, terá também cometido erros ao longo da sua carreira política.

Com uma irreverência nata e personalidade forte, Soares era do agrado de uns, não tanto de outros, no entanto todos concordarão que Soares é, inevitavelmente uma das figuras mais marcantes do Portugal do séc. XX e que sem ele a História portuguesa poderia ter conhecido episódios bem distantes dos princípios democráticos e da Liberdade que hoje vivemos.

Enquanto em Portugal houver Democracia e Liberdade, Mário Soares estará connosco.

Obrigado, Presidente.

 

A DIreção do TRIBUNA ALENTEJO

 

Imagem de angolaterranossa.blogspot.pt