23 Novembro 2015      10:14

Está aqui

SILÊNCIO

Na semana passada, enquanto se preparava a crónica semanal, chegou a todos nós a notícia dos atentados de Paris.

Naquela hora, por muito que tentasse, as palavras faltaram perante o choque de um ataque bem no coração de Paris.

Ainda hoje, ao ouvir todos os relatos de sobreviventes, é difícil não engolir em seco perante tamanho acto de terrorrismo.

Talvez ainda mais do que se esperava, tendo em conta exemplos bem recentes, a Europa acordou para o risco de ataques terroristas eminentes.

Hoje, quem olha para a Grand Place de Bruxelas e a vê deserta, percebe bem o grau de consideração que o risco de novo atentado está a ter aos olhos dos dirigentes europeus. O medo saiu à rua e trancou as pessoas em casa.

Há quem diga que a terceira guerra mundial está prestes a iniciar-se e será contra o Estado Islâmico na pessoa dos membros do ISIS que todos os dias praticam atentados dentro e fora da Europa em nome de uma religião que apenas eles defendem.

É um cenário possível e, há até mesmo quem diga, inevitável pois, caso o despertar para os perigos do ISIS não pode ser apenas momentâneo mas tem de ser contínuo.

A cada momento há uma família enlutada fruto de um ataque terrorista praticado por estes membros que instituem um clima de medo e terror a cada acto que praticam.

Com 3ª guerra mundial ou não, o que é certo é que, desta vez, nada mais será como dantes. Fazem-se operações de vigilância, fecham-se fronteiras e cercos a apoiantes do estado islâmico.

O mundo está mesmo a mudar, sente-se nas ruas e nas decisões políticas.

Resta saber o que o futuro nos trará...