14 Agosto 2015      13:21

Está aqui

REGIMENTO DE INFANTARIA 3 EM BEJA EXTINTO

O Regimento de Infantaria 3 de Beja, em consequência da publicação do Decreto Regulamentar da Lei Orgânica do Exército, foi oficialmente extinto.

Em compensação, para Beja está a ser transferido o RI1, situado em Tavira, sob o comando do Coronel de Infantaria Carlos Nunes Faria.

O exército revelou que, e em simultâneo, começaram os trabalhos da Comissão Liquidatária do RI3, sob a presidência do Tenente-coronel de Infantaria Joaquim Manuel Mira Branquinho e que serão mantidas as parcerias regionais e os laços com a cidade e a região.

Em Beja desde 1938, onde ocupou o convento de S. Francisco (atualmente transformado numa pousada), mudar-se-ia para as instalações atuais em 1956.

Com a divisa “Conduta Brava e Em Tudo Distinta“, o Regimento de Infantaria Nº 3 (RI 3) era herdeiro das tradições do Regimento de Infantaria de Beja (RIBE).

Até 2000, a missão deste regimento foi aprontar e manter o 2º Batalhão de Infantaria Motorizado, para a Brigada Ligeira de Intervenção – com participações, por exemplo, no conflito na Bósnia Herzegovina.

Foi condecorado com 2 Cruzes de Guerra de 1ª Classe, 1 medalha de Ouro de Valor Militar e com a Medalha de Ouro da Cidade de Beja.

 

 

Imagem daqui