24 Julho 2015      17:08

Está aqui

O MELHOR LAGAR DO MUNDO ESTÁ NO ALENTEJO

Foi no World’s Best Olive Oil Mills que o lagar da Oliveira da Serra e propriedade da Sovena, em Ferreira do Alentejo, foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor produtor de azeite do mundo.

Este concurso, da responsabilidade de uma organização não-governamental e não-lucrativa, baseia-se num ranking de qualidade a que chegam após os resultados obtidos pelos produtores e marcas em "19 torneios internacionais dedicados a azeites extra virgem".

O lagar alentejano, que é também um ícone arquitetónico – foi projetado pelo conceituado arquiteto português Ricardo Bak Gordon – lidera uma lista onde existem outros representantes nacionais: a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços e a CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira, em 10º e 11º lugar, respetivamente, numa lista onde, sem surpresa, Portugal, Espanha e Itália dominam.

A marca e o lagar já popularizados por terem o maior olival do mundo – mais de dez milhões de oliveiras - viram assim, e face a uma concorrência forte, reconhecida a qualidade do seu lagar.

Já na lista dos melhores azeites, os resultados não forma tão bons para os portugueses, uma vez que os azeites portugueses só aparecem em 5º lugar e o primeiro alentejano, o Oliveira da Serra Gourmet, aparece em 7º. Aqui dominaram “nuestros hermanos” com os quatro primeiros classificados.

Otto Teixeira da Cruz, director de marketing da Oliveira da Serra, disse ao “Público” que "Ao posicionar o azeite nacional como um dos melhores do mundo, abrem-se novas oportunidades de expansão tanto para os azeites como para outros produtos portugueses nos mercados internacionais”.

 

Imagem daqui