9 Julho 2015      12:02

Está aqui

MULA, MULO, MU, BESTA, MACHO, JERICO

O município de Campo Maior colocou à disposição dos visitantes, aos fins-de-semana, a partir das 10 horas, duas carroças puxadas por mulas, que fazem os percursos mais emblemáticos do Centro Histórico de Campo Maior, sobretudo as zonas nobres da vila. Com esta iniciativa o município pretende reforçar e dinamizar a oferta turística do concelho.
 
A utilização da mula como meio de transporte é antiga e foi muito popular não só pela resistência do animal, como pela sua capacidade em cruzar praticamente todo o tipo de terreno. Até ao século XIX as estradas do país resumiam-se quase a trilhos sulcados na terra. Para termos uma ideia, nessa altura uma viagem entre Lisboa e Porto poderia levar até 5 dias e era extremamente penosa e perigosa, dado o elevado risco de assaltos de "estrada" por grupos de bandoleiros.
 
No interior do País os terrenos acidentados, particularmente nas zonas fronteiriças, tornavam praticamente impossível a deslocação por carruagem e o cavalo, para além de mais caro, era mais arisco aos desníveis do terreno. A mula ganhou o seu espaço como meio de transporte de todo o tipo de cargas.
 
Hoje passeiam calmamente pela linda Vila de Campo Maior, como se lhes fizessemos um tributo por longos e duros anos de trabalhos prestados. 
 
As partidas dos passeios são feitas a partir do Jardim Municipal.