25 Maio 2015      11:19

Está aqui

MUDANÇA?

Hoje realizam-se as eleições regionais em Espanha. Eleições esperadas e com muita especulação relativamente ao resultado.

Muitos acreditam que será o fim da coligação de direita em muitas regiões resultado que, inevitavelmente, irá afectar o Governo nacional, modelo de austeridade e cortes cegos, muito à semelhança do que sucede em Portugal.

O crescimento de plataformas independentes como o “Podemos” tem colocado um enorme ponto de interrogação nos resultados que, na hora em que esta crónica está a ser escrita, deixam tudo em aberto.

O que me desperta maior curiosidade, no entanto, é o facto de, perante tanta austeridade e tanto descontentamento por parte do povo espanhol, a oposição continuar sem descolar quer nas sondagens, quer nos resultados que se vão conhecendo.

Está visto que a velha história da “austeridade necessária” já não convence ninguém. Está mais do que visto que existem alternativas credíveis, passíveis de trazer crescimento. No entanto, parece que a dúvida permanece no ar.

A dúvida e a abstenção, fruto do cada vez mais crescente afastamento das pessoas da política são, na minha perspectiva, os grandes responsáveis por esta falta de descolagem dos partidos da oposição.

Uma mudança é essencial, não apenas no que aos governos de direita diz respeito, mas também na forma de abordar as populações e de transmitir que, realmente, existem alternativas.

Não basta dizer que há alternativa. Há que mostrar de que forma se vai implementar a mesma. Há que falar com as pessoas e ver o que estas pretendem e esperam de um novo Governo.

As pessoas estão cansadas de palavras e de promessas. As pessoas querem que alguém as oiça de verdade.

Querem também saber o que fazem e discutem os políticos no seu dia-a-dia.

Algumas plataformas já começaram a dar o exemplo e o resultado começa a ver-se, embora ainda muito lentamente.

Em Espanha a mudança poderia ter começado hoje mas, mais uma vez, a falta de comunicação parece imperar.

Fazendo o paralelismo com a situação portuguesa, creio que há também algumas mudanças que se devem fazer enquanto a verdadeira hora da mudança não chega.

Os políticos não devem ter medo de chegar perto da população. Não devem ter medo de mostrar aquilo que são e aquilo que fazem pelo seu País. Acima de tudo, os políticos não devem ter medo de dizer que são políticos!!

A mudança pode e deve ser conquistada!

Olhemos com olhos de ver para o que se passou em Espanha e tomemos como exemplo tudo aquilo que ainda pode e deve ser feito em Portugal.

Porque basta desta política de direita e de austeridade que, ainda esta semana, acabou de anunciar novos cortes nas pensões.

Não tenhamos medo!

Mudemos e que, com essa mudança consigamos trazer o que o nosso País merece e precisa.