21 Abril 2015      15:59

Está aqui

MATCHMAKING

Matchmaking empresarial, como fazer resultar?

O ambiente no país é propício senão aos negócios pelo menos à cultura empresarial. A necessidade aguça o engenho e não falta gente muito competente e capaz sem emprego, a ter de se mexer para dar a volta.

Junte-se a componente forte de apoios ao empreendedorismo e às empresas do Portugal 2020, o novo quadro comunitário de apoio, e a multiplicação de ninhos de empresas, incubadoras de empresas, aceleradoras de empresas e espaços de cowork, entre outras modalidades de trabalhar em rede (os Zeinalbavistas chamam-lhe network, cujo significado está nos antípodas do notwork) e temos o caldo perfeito para novos empresários.

Que se multiplicam em workshops empresariais, seminários empresariais, formações empresariais e encontros empresariais.

E a verdade é que para muitos trata-se de um novo meio, com uma nova linguagem e hábitos desconhecidos, bons e maus, que os existem em toda a parte.

Um dos modelos estreante no país, pelo menos com este nome, é o encontro de matchmaking empresarial. Já explicámos aqui em que consiste.

Hoje explicamos como sobreviver a um, poupando-lhe as asneiras, impreparações e até surpresas que se dão sempre e quanto menos espera não fossem elas isso mesmo, surpresas.

 

1.       Prepare duas intervenções. Uma de no máximo dois minutos, que é o tempo que vai ter para se apresentar a uma plateia de desconhecidos que você quer transformar em clientes e uma de no máximo 5 minutos, que é o tempo que lhe darão os que estiverem interessados num encontro rápido consigo. Conte uma história.

 

2.       Não há uma segunda oportunidade para uma boa primeira impressão por isso esmere-se na forma como se apresenta. E não esqueça, leve cartões de apresentação em número suficiente.

 

3.       Esqueça a informalidade e vá directo ao assunto, sem rodeios. Só há duas coisas que esperam de si, saber o que faz e porque acha que faz melhor que os outros.

 

4.       Se o seu produto ou serviço falam melhor por si, seja o mais visual possível. Não é hábito fazerem-se projecções de apresentações nestes encontros por isso tente saber antes se elas são possíveis. Pelo menos não será ultrapassado por um concorrente mais bem preparado ou com acesso privilegiado à organização do evento.

 

5.       Prepare-se para ser interrompido com um toque de alarme que indica que passaram os seus dois minutos. Imagine que tem o toque igual ao do seu telemóvel ao, pior, do seu despertador. A distracção pode dar-lhe cabo da postura.

 

6.       Tenha uma garrafa de água à mão. Nada é tão mau quanto salivar-se em frente a alguém a quem está a tentar vender o que seja. Dá-lhe um ar pouco credível.

 

7.        Quando se sentarem à sua frente para um encontro rápido (speed dating), ouça antes de começar a falar. E evite começar logo por tentar vender alguma coisa que as pessoas não procuram.

 

8.       Por fim não deixe o dia terminar sem enviar um mail aos contactos que reuniu, assumindo um compromisso de enviar o orçamento que lhe pediram, a listagem de serviços que presta ou até mesmo os seus contactos, mesmo que tenha trocado cartões. Quando o outro lado ler o seu mail, há uma probabilidade grande de naquele momento fazer uma visita ao seu site e familiarizar-se com os seus produtos ou serviços.

 

Por fim, participe em todos os eventos desta natureza que conseguir. São uma óptima forma de conseguir clientes ou fornecedores. E se o primeiro não correr tão bem quanto esperava, prepare-se melhor. Dá muito trabalho ter sorte. E desculpe termos de ficar por aqui mas tenho três mails para enviar e não pode passar de hoje.

 

Envie-nos as suas sugestões ou ideias. Teremos muito gosto em partilhar as suas experiências (office@citizentailor.pt).

 

 

Este artigo teve o apoio da agência de comunicação: