30 Julho 2015      10:36

Está aqui

JOVENS ORQUESTRAS

Caros leitores,

No passado dia 17, Évora pode assistir a um concerto pela Joven Orquesta Promúsica de Málaga. Até aqui nada de novo, não fosse esta ser uma orquestra jovem de apenas uma cidade. Acontece que Málaga tem duas orquestras de jovens, o mesmo número de orquestras de Portugal inteiro, ambas sediadas em Lisboa: Orquestra Sinfónica Juvenil e Jovem Orquestra Portuguesa. Muito são os cursos de verão organizados pelos conservatórios ou bandas filarmónicas do nosso país que formam orquestras de jovens, mas, estes são cursos em que os participantes têm de pagar uma propina que normalmente é elevada. Estes cursos devem continuar a existir pois existem muitos jovens espalhados pelo país interessados em passar parte das suas férias tocando e convivendo com música. No entanto, seria importante que existisse pelo menos uma estrutura que sustentasse uma orquestra de jovens Portuguesa à semelhança do que acontece em Espanha.

Todas as regiões Espanholas têm uma orquestra sinfónica em que os participantes não pagam absolutamente nada. Para escolher os participantes é realizado um concurso (normalmente este é realizado todos os anos de forma a renovar a lista) e a partir daí criam a lista da orquestra. Para além das orquestras de jovens regionais existe ainda a Joven Orquesta Nacional de Espana que é formada também por concurso. Todas estas orquestras funcionam por estágios normalmente condicionados às férias escolares, ou seja, com estágios no período de férias de Natal, Páscoa e Verão. Esta orquestra não se limita a ter um raio de ação apenas no seu país, a orquestra jovem nacional tem ligações com outras entidades e envia regularmente os seus membros para darem formação em países mais carenciados ou para colaborar noutro tipo de situações.

No nosso país nem Ministério da Cultura temos....

Nos anos 80 e 90 haviam em Portugal duas orquestras deste género. Eram mais pequenas em termos organizacionais e com um funcionamento apenas ou maioritariamente interno. Eram estas a Orquestra Portuguesa de Jovens e a Orquestra Portuguesa das Escolas Particulares. Ambas foram extintas. Penso que a primeira foi extinta ainda nos anos 90 e a segunda no início do novo século. Felizmente a Jovem Orquestra Portuguesa(JOP) foi criada em 2013. Esta provém da Orquestra de Câmara Portuguesa Zero criada em 2010, e, apesar de não usufruir de uma rede regional como a sua congénere Espanhola, a JOP pertence a um projeto financiado pela União Europeia chamado European Federation of National Youth Orchestras o que permite lançar jovens Portugueses mundo fora com parcerias musicais.

 

Num país onde se fala de mil milhões em resgates a bancos continua a não haver uns milhares de euros para se investir em cultura. Felizmente a nossa cidade parece voltar a colocar-se novamente no mapa cultural português.

 

http://www.orquestapromusica.com/

http://www.sinfonica-juvenil.com/

http://jop.org.pt/

http://www.aejo.org/