26 Outubro 2015      16:19

Está aqui

IMENSAS POSSIBILIDADES

Ser um jovem cidadão nos dias de hoje pode ser difícil mas é decerto também muito fácil. Existem para os jovens inúmeras possibilidades de se melhorem a eles próprios, isto a nível pessoal ou mesmo a nível académico e/ou associativo.

Há alguns anos atrás não existiam estas possibilidades, dava-se menos oportunidades e consequentemente menos voz aos jovens, na medida em que se apostava apenas no ensino regular, descurando maioritariamente competências transversais que são uteis no decorrer de toda as nossas vidas e que muitas vezes nos levam a adquirir outras competências mais especificas e técnicas.

A Comissão Europeia e o Conselho da Europa em particular, desenvolveram, nos últimos anos programas de financiamento para que os jovens adquirissem um sentimento de pertença europeu, adquirissem competências que pudessem apoiar o desenvolvimento individual de cada um, sendo estas possibilidades focadas em temáticas para a promoção de um mundo melhor.

Nos websites das entidades já atrás mencionadas existem inúmeras possibilidades às quais os jovens podem aceder, que se transformam em mais-valias e experiências inesquecíveis, que trazem perspetivas de vida diferentes, culturas diversas que enriquecem e muitas vezes potenciadores de decisões de vida.

Os jovens podem e devem procurar oportunidades que lhe permitam melhorar as suas competências e que lhe permitam ser cidadãos activos e veículos de mudança na sociedade em que vivemos. As oportunidades são imensas, não devem ser desperdiçadas, mas sim potenciadas e aproveitadas com o propósito da obtenção pessoal de mais e melhor, que se repercuta nos demais.

Se podemos ter mais e ser melhores, porque não tentar?

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.