5 Agosto 2015      11:29

Está aqui

FALECEU O 1º REITOR DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

O Professor Ário Lobo de Azevedo, o primeiro Reitor da Universidade de Évora, faleceu, na noite do passado 3 de Agosto, aos 93 anos.

Descrito por quem com ele partilhou os corredores da Universidade de Évora como uma pessoa positiva e determinada, foi um docente, um pedagogo, um cientista e um homem de cultura, tendo sido indispensável para a estruturação da Universidade de Évora. 

Ário Lobo de Azevedo nasceu em Lourenço Marques (Moçambique) em 1921, e era licenciado em  Engenharia Agronómica e Silvicultura.  Foi Professor Catedrático do ISA e Investigador pedologista em Angola e Moçambique. Foi ainda diretor do Centro de Estudos de Pedologia Tropical da Junta de Investigações do Ultramar e, depois de ajudar na organização do Instituto Universitário de Évora, a 4 de janeiro de 1974, foi empossado Reitor da Universidade de Évora, cargo que ocuparia até 1987. 

Logo aí, Ário de Azevedo mostrou rumo que queria dar à Universidade, que, sendo antiga por tradição, devia adaptar-se aos tempos modernos e à inovação e garantir também a autonomia quer científica, quer financeira. 

Relembramos hoje, as suas palavras no encerramento da cerimónia da sua jubilação em 1992 "Julgo saber o que fiz, sei aquilo que quis ser e hoje fiquei a saber o que alguns dizem que sou.” 

As cerimónias fúnebres decorreram hoje, em Lisboa.

 

Imagem de capa daqui

Imagem daqui